terça-feira, 23 de julho de 2013

Memorial do Consumo - ESPM


A ESPM possui um acervo digital muito bacana! O Memorial do Consumo é um museu virtual interativo que reúne diversos relatos sobre o universo do consumo.

Uma iniciativa do PPGCOM-ESPM, o banco de dados apresenta material livre para consulta em diversos meios: áudio, vídeo, texto e imagem. Além de consultar, o usuário também pode acrescentar relatos por meio de uploads, o site é uma plataforma colaborativa.

O material reunido no site é dividido em três categorias: Teia das Memórias, que apresenta relatos espontâneos sobre narrativas do consumo; Teatro de Materialidades, responsável por mostrar produtos, com suas campanhas publicitárias e embalagens, relacionados ao universo da comunicação e do consumo; Tubo de Ensaio, que reúne interpretações sobre o fenômeno do consumo.

O acervo encontra-se disponível através do link:

Confira também O Memorial do Consumo no facebook.






quarta-feira, 17 de julho de 2013

Aulas sobre "O Capital" de Karl Marx, por David Harvey.


Olha aí, gente, que maravilha!

Esse link disponibiliza cinco aulas em vídeo, legendado em português, com o professor David Harvey, sobre a obra "O Capital", escrita por Marx no século XIX.

"O Capital" é considerado um marco do pensamento socialista marxista e obra indispensável na construção da crítica ao capitalismo, abordando conceitos e temas importantes como mais-valia, salário e modo de produção capitalista.

David Harvey é inglês, geógrafo especializado em Marx, formado pela Universidade de Cambridge e, atualmente, leciona na Universidade da Cidade de Nova Iorque. 


Link para as aulas! http://imediata.org/?p=1452