segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais: "Cadernos sobre a vida mental na modernidade tardia: Wenders, Yamamoto e Simmel"

Jean Felipe, aluno de Sociologia e Comunicação, teve como objeto de análise o filme "Notebook on Cities and Clothes", obra cinematográfica conjunta de Wim Wenders e Yohji Yamamoto. Para pautar sua análise, Jean relacionou o filme com alguns conceitos desenvolvidos pelo sociólogo Georg Simmel.


"Uma das primeiras frases proferidas em Notebook on Cities and Clothes [Caderno sobre Cidades e Roupas, em tradução livre minha] (Aufzeichnungen zu Kleidern und Städten ou Identidade de Nós Mesmos, França, 1989) por seu diretor e um dos personagens da ação é: “Não é raro portanto que  a ideia de identidade se encontre em tal estado de fragilidade” [tradução minha]. Esta poderia ser a tônica central que invade a modernidade tardia debaixo para cima, por todos os lados, o tema da identidade, seu cultivo, a individualidade como projetar-se, em roupas, em modos de vida, em cidades. Para chegar até a temporalidade presente podemos ir até anseios de um teórico agora centenário, mas marcante para o estudo do fenômeno urbano e cuja obra contempla também o outro grande tema do filme a ser discorrido nesse trabalho, a moda. O filme opera como uma dança visual onde se podem ver transpassarem questões profundamente simmelianas. Onde aparece o indivíduo? Qual sua relação com a imitação e com a diferença? Que tipo de cognição lhe configura a cidade? Assim, ao longo dessa curta reflexão, serão retomados pontos de contato entre a obra de Georg Simmel  e a obra cinematográfica conjunta de Wim Wenders e Yohji Yamamoto."

Leia o trabalho na íntegra, clique aqui.

Confira o trailer do filme:

Nenhum comentário: