Nicholas Sassi, aluno da disciplina Comunicação e Cultura Popular 2017.1, traz uma discussão sobre os usos e apropriações do fidget spinner, um "brinquedo giratório" que passa um objeto de escritório para um objeto de trabalho com a ansiedade de crianças e adolescentes.
"O Fidget spinner é por definição uma máquina inútil, ou seja, um dispositivo que tem uma função, mas não tem um propósito específico. Feito normalmente de plástico, aço, titânio ou cobre, o objeto, de forma geral, é um conjunto, normalmente de dois ou três, pesos ligados a um rolamento independente no centro. Quando os pesos são movimentados começam a girar em volta do centro e é possível sentir as várias forças de rotação atuando no objeto.
Para além da definição material, se faz muito difícil definir o objeto enquanto propósito, isso pois, muito embora seja associado a brinquedos, suas apropriações por diversos grupos para diversos propósitos é deveras variada. Por conta disso, até mesmo o nome do produto, em suas variedades possíveis, não é uma unanimidade".
Clique aqui para ler o trabalho completo.
Postagem: Matheus Bibiano - graduando de Estudos de Mídia/
Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UFF - GRECOS/LAMI
Nenhum comentário:
Postar um comentário