O aluno Frederico Gonçalves realizou uma análise do jogo em RPG, Bloodborne e como este está carregado de referências das matrizes do sensacionalismo como o gótico, o horror, o terror e especificamente no jogo, no terror cósmico - que ele explica através de H.P. Lovecraft. Ele narra as etapas do jogo e as elucida por um viés teórico e referências audiovisuais no acervo do youtube presentes no texto.
"Para isso, ambientará suas histórias em castelos, masmorras, cemitérios, casas abandonadas, lugares remotos, etc. – locais geralmente não frequentados no cotidiano da maioria dos leitores da época – onde o perigo habita na forma de lobisomens, vampiros, aberrações, entidades sobrenaturais, seres alienígenas, etc. – seres monstruosos e desconhecidos que despertam curiosidade e repulsa, ao mesmo tempo. Ademais, o destaque às “marcas do excesso, a utilização da personificação e das descrições sensoriais, a estrutura maniqueísta e o apelo ao escatológico, ao sexual e ao grotesco” (ENNE, 2007, p.8) também reforçam a construção de narrativas que rumam em direção à recuperação da fantasia, do irreal e do antigo, em oposição à contenção, ao realismo e ao pragmatismo burguês. Além disso, ativam sensações intrínsecas ao homem, que estão presentes na cultura humana há bastante tempo."
Postagem: Victória Guedes - graduanda de Estudos de Mídia/
Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UFF - GRECOS/LAMI
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