sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Sociologia e Comunicação: Trabalhos Finais: A vida hiperestimulada na modernidade: críticas na música



O aluno Mohandas Souza, para a disciplina de Sociologia e Comunicação de 2018.1, realizou uma análise musical sobre as relações sociais hiperestimuladas da modernidade contidas nas letras de músicas de artistas como Tom Zé e Titãs. Embasou-se em teorias de Simmel e Marx para compor seu texto.

"Uma relação conturbada com o ritmo moderno urbano é encontrada também na canção “AA UU”, gravada no álbum “Cabeça Dinossauro”, lançado em 1985 pela banda de rock os Titãs. Aqui o hiperestímulo é visto como embotador: “Estou ficando louco de tanto pensar / Estou ficando rouco de tanto gritar / (...) Estou ficando cego de tanto enxergar / Estou ficando surdo de tanto escutar.” Além disso, o cálculo que organiza e faz convergir os horários de todos nas atividades mais fundamentais da vida pessoal, como o sono, a vigília e as refeições, parece ser também fonte de descontentamento. Isto é, depois de ser interpelado pelas imposições sociais que determinam que “Está na hora de acordar / Está na hora de deitar / Está na hora de almoçar / Está na hora de jantar”, o “Eu como/ Eu durmo” sofre uma disfunção e se transforma em “Não como / Não durmo”. O que parece indicar a atitude blasé, segundo a qual o sujeito psiquicamente sobrecarregado, não consegue participar da dinâmica hiperestimulada urbana, conforme descrita por Simmel."

Clique aqui para ler o trabalho completo.


Postagem: Victória Guedes - graduanda de Estudos de Mídia/
Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UFF - GRECOS/LAMI

Nenhum comentário: