domingo, 27 de setembro de 2020

Referências do Episódio 3 do Podcast Papinho, em setembro de 2020 - Marx e os "apocalípticos"

Chegamos ao nosso Papinho ep.03! Segue a gente lá porque tá bacana. No ep.01, falamos do processo histórico da modernidade ocidental e o surgimento da cultura de massa. No ep.02, abordamos os principais conceitos de E. Durkheim, sua teoria estrutural-funcionalista e como isso vai parar no campo dos estudos da Comunicação no século XX, especialmente com os funcionalistas norte-americanos. 

Nesse terceiro episódio, o tema é Marx, suas principais teorias e conceitos para entender a questão da ideologia e o impacto que este conceito tem nas teorias críticas de mídia, em especial os frankfurtianos, ou "apocalípticos" no dizer de Umberto Eco. 

Para ouvir o Papinho ep.03:

- Link 1 - Anchor

- Link 2 - Spotfy

Para acompanhar a escuta do Episódio 3, consulte o PDF pra salvar - parte 3.

Vamos disponibilizar aqui uma relação das referências que embasaram o episódio, citadas ou não no decorrer do mesmo, em ordem de aparecimento no decorrer do Papinho 3:

1 - Música "Luta de Classes", Cidade Negra



2 - Episódio Um Chazinho com Marx - segundo episódio da série Um chazinho com..., apresentado por Ana Enne


3 - Sobre os clássicos da SociologiaQUINTANEIRO, Tânia e outros. Um toque de clássicos. Marx. Durkheim. Weber. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2002.

4 - ENGELS, F. e MARX, K. Manifesto do Partido Comunista. Petrópolis, Vozes, 1993.

5 - MARX, Karl. Diversos. Col. Os Pensadores. Vol. 1 e 2. São Paulo, Abril Cultural, 1987.]

6 - MARX, Karl. O Capital. Edição popular. Lisboa, Edições 70, s/d.

7 - MARX, Karl. Sociologia. IN: IANNI, Octavio (org.). São Paulo, Ática, 1979.

8 - Sobre o signo de touro

9 - ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva, 1993.

10 - Sobre Umberto Eco - wikipedia

11 - Sobre a Escola de Frankfurt - 1) wikipedia; 2) Educação UOL

12 - Apocalipse, livro da Bíblia

13 - Etimologia de economia

14 - Livros sobre Marx 

a) ARON, Raymond. O marxismo de Marx . São Paulo, Arx, 2003.

b) LOWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Müchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. 5ª ed. São Paulo, Ed. Busca Vida, 1987

15 - Filme "E O vento levou"

16 - Cena de "E o vento levou" que cito no Papinho


17 - BRECHT, Bertold, "Nada é impossível de mudar". IN: Antologia poética. Rio de Janeiro: ELO Editora, 1982. 

18 - ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

19 - Sobre Hegemonia em Gramsci:

a) COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci. Um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2003.

b) SCHLESENER, Anita Helena. Hegemonia e cultura: Gramsci. Curitiba, Editora da UFPR, 2001.

20 - CHAUI, Marilena. O que é ideologia. São Paulo, Brasiliense, 1994.

21- Sobre o star system - MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX. Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1986.

22 - ROCHA, Everardo. A Sociedade do Sonho. Comunicação, cultura e consumo. Rio de Janeiro, Mauad, 1995.

23 - ROCHA, Everardo. Magia e Capitalismo. São Paulo, Brasiliense, 1985.

24 - Significado de Totem

25 - Episódio Cozinhando com Bourdieu - primeiro episódio da série Cozinhando com... (em 6 partes), com Ana Enne



26 - BOURDIEU, Pierre. "A identidade e a representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a ideia de região". IN: O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

27 - Sobre fetiche em Freud 

28 - BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. 

29 - KILOMBAGradaMemórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2019.

30 - FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

31 - FONTENELLE, Isleide Arruda. O nome da marca: McDonald’s, fetichismo e cultura descartável. São Paulo, Boitempo Editorial, 2002.

32 - KLEIN, Naomi. Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de Janeiro, Record, 2004.

33 - ADORNO, Theodor. Sociologia. São Paulo, Ática, 1991.

34 - Sobre o conceito de indústria cultural - BAHIA, Ricardo. Das Luzes à desilusão. O conceito de indústria cultural em Adorno e Horkheimer. Belo Horizonte, Autêntica, 2004

35 - BENJAMIN, W.; HORKHEIMER, M.; ADORNO, T.; HABERMAS, J. Textos escolhidos. Coleção Os Pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 1975.

36 - BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2018.

37 - MARCUSE, Herbert. Eros e a civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

38 - sobre Theodor Adorno - 1) wikipedia; 2) Revista Cult; 3) Toda Matéria

39 - Sobre Max Horkheimer - 1) wikipedia; 2) Toda Matéria

40 - Textos sobre as teorias críticas de mídia e a escola de Frankfurt

a) WOLF, MAURO. Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença, 1987.

b) CAMPOS, R. de. "Teorias da Comunicação: As Correntes Teóricas no Estudo da Comunicação de Massa". Revista Brasileira Multidisciplinar10(2), 2006,  pp.139-152.

c) LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da cultura de massa. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

d) MATTELART, Armand e MATTELART, Michèle. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 2000.

e) HOHLFELDT, A.; MARTINO, L. C.; FRANÇA, V. V. Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis (RJ): Vozes, 2001 

f) MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.

g) COELHO, Teixeira. O que é indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1985, Coleção Primeiros Passos.

h) COHN, Gabriel. Sociologia da Comunicação. São Paulo, Pioneira, 1973.

i) BOUGNOUX, Daniel. Introdução às Ciências da Informação e da Comunicação. Petrópolis, Vozes, 1995.

41 - Sobre a concepção de massaLIMA, Luiz Costa (org.). Teoria da Cultura de Massas. São Paulo, Paz e Terra, 1990.

42 - Etimologia de manipulação

43 - Sobre Bourdieu e o método de fazer dos fundadores "companheiros de viagem" - CATANI, Afrânio Medes. "Um convite aos clássicos: otrabalho sociológicode Pierre Bourdieu". Revista Educação e Linguagem, v.10, n.16. Universidade Metodista de São Paulo, 2007.

44 - HESSE, Hermann.  O lobo da estepe. Rio de Janeiro: Record, 1955.

45 - ENNE, Ana Lucia S. O “defensor do indivíduo”:Hermann Hesse e o processo de massificaçãonas primeiras décadas do século XX. Revista Alceu, n.10. PUC-RJ, 2005.

Nenhum comentário: