segunda-feira, 26 de julho de 2021

Referências dos episódios da primeira temporada da Farrinha, podcast coletivo do GRECOS

Além do Papinho, o podcast do GRECOS apresentado por Ana Enne, criamos a Farrinha, um podcast coletivo com convidadas, convidades e convidados que se apresentam nos cursos que lecionamos, batendo papo com a turma sobre os mais diversos temas. Ou ainda, que participam de lives conosco, sobre temáticas relacionadas com os estudos e pesquisas que fazemos no GRECOS e no LAMI.

- Pra ouvir Farrinhas e Papinhos no Anchor

- Pra ouvir Farrinhas e Papinhos no Spotfy

Aqui neste post vcs terão acesso a algumas infos sobre estes convidades, por episódio das Farrinhas, na primeira temporada. 

Primeira temporadaNa primeira temporada, receberemos pessoas para conversarem com a turma no curso de Mídia e Subculturas Juvenis (graduação em Estudos de Mídia, UFF, 2020.1), ministrada por Ana Enne e Dionísio de Almeida Brazo (mestre pelo PPCULT/UFF)

1) Farrinha - ep. 01 - convidado: Alexandre de Sá

No primeiro episódio, o convidado é Alexandre Nunes de Sá, bacharel em Estudos de Mídia, cientista social pela UFRJ e mestrando em Comunicação pela PUC-rio. Ele conversou com a turma, em uma troca rica e generosa, sobre o ethos jovem e o filme "Curtindo a vida adoidado" por mais de duas horas no dia 4/3/21 via google meet. Esse material foi reduzido e editado e é agora apresentado nessa Farrinha de estreia, com participação do convidado, da turma e dos professores Ana Enne e Dionísio Almeida.


SÁ, Alexandre Nunes de. Experiência, ethos e zeitgeist: ensaio sobre entretenimento e mass media, a partir do filme Curtindo a Vida Adoidado. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense, 2014.

2) Farrinha - ep. 02 - convidado: Dionísio de Almeida Brazo

No segundo episódio, o convidado é Dionísio de Almeida Brazo, graduado em Turismo pela UFF e mestre em Cultura e Territorialidades pelo PPCULT/UFF. Ele conversou com a turma, na qual está realizando seu estágio-docente, em uma troca rica e generosa, sobre sua pesquisa sobre a cultura otaku no Brasil e o consumo nostálgico por mais de duas horas no dia 11/3/21 via google meet. Esse material foi reduzido e editado e é agora apresentado nessa Farrinha ep.2, com participação do convidado, da turma e da prof. Ana Enne.


BRAZO, Dionísio de Almeida“EU AINDA GOSTO MUITO DE PENSAR NA INFÂNCIA COMO UM MOMENTO MÁGICO”: A PRESENÇA DA NOSTALGIA NA PRODUÇÃO DE SI DOS TURISTAS OTAKUS. Dissertação de mestrado em Cultura e Territorialidades. Niterói: PPCULt/UFF, 2021.

3) Farrinha - ep. 03 - Nathália Ronfini

No terceiro episódio, a convidada é Nathália Ronfini de Almeida Lima, graduada em Comunicação Social pela UFRJ, mestre e doutoranda en Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social na UFRJ. No doutorado, Nathália Ronfini desenvolve pesquisa sobre a produção e compartilhamento de nudes entre mulheres, o que rendeu uma conversa inesquecível, agitada e muito rica com a turma no dia 25 de março de 2021 via googlemeet. Esse material foi reduzido e editado e é agora apresentado nessa Farrinha ep.03, com participação da convidada, da turma e dos professores Ana Enne e Dionísio Almeida.


4) Farrinha - ep.04 - Patrícia Matos

No quarto episódio, a convidada é Patricia Matos dos Santos, graduada em Comunicação Social pela UFRJ, mestre e doutora em Comunicação pela UFF. No dia 8 de abril de 2021, via google meet, Patricia Matos conversou por mais de duas horas conosco sobre sua dissertação de mestrado sobre cultura nerd e sobre sua tese de doutorado sobre nômades digitais. Esse material foi reduzido e editado e é agora apresentado nessa Farrinha ep.04, com participação da convidada, da turma e dos professores Ana Enne e Dionísio Almeida.


SANTOS, Patricia Matos dos. O NERD VIROU COOL:consumo, estilo de vida e identidade em uma cultura juvenil em ascensão. Dissertação de mestrado em Comunicação. Niterói: PPGCOM/UFF, 2014.

SANTOS, Patricia Matos dos. NÔMADES DIGITAIS:um estudo etnográfico sobre trabalho móvel contemporâneo e estilo de vida. Tese de doutorado em Comunicação. Niterói: PPGCOM/UFF, 2020.

5) Farrinha - ep. 05 - Giordana Moreira

No quinto e último episódio dessa primeira temporada, a convidada é a produtora cultural Giordana Moreira, graduanda em Produção Cultural pela IFRJ e idealizadora do festival Roque Pense!. No dia 15 de abril de 2021, via google meet, Giordana Moreira conversou por mais de duas horas conosco sobre o Roque Pense!, feminismo, as relações entre música, gênero e território, em especial a Baixada Fluminense, e sobre a área de produção cultural para mulheres jovens de periferia. Esse material foi reduzido e editado e é agora apresentado nessa Farrinha ep.05, com participação da convidada, da turma e dos professores Ana Enne e Dionísio Almeida.
 



Nenhum comentário: