terça-feira, 21 de outubro de 2008

Aulas de Mídia e Moda


Os alunos da disciplina Mídia e Moda tiveram o privilégio de contar com duas participações especiais no mês de outubro.
No dia 2, a professora e doutora em comunicação pela UFF Mariana Baltar falou sobre sua experiência com a questão do figurino. Ela nos relatou algumas peculiaridades do universo televisivo e como se dá o processo de criação dos personagens no que diz respeito a indumentária. O foco de sua apresentação foi a idéia do figurino como linguagem de fácil visualização. Nos chamou atenção para o clichê dos inimigos que geralmente se vestem com cores opostas e também como, em alguns casos, a roupa de um personagem torna-se uma espécie de bordão, como é o caso do personagem Agostinho, da série A Grande Família.
Posteriormente, no dia 16, foi a vez da mestranda Raquel Portilho. Sua apresentação teve como tema a pesquisa sobre as revistas femininas, como Cláudia e Marie Claire. Entre outros pontos, ela destacou que a imprensa feminina está, até hoje, ligada a um conteúdo mais literário do que a imprensa "tradicional". Raquel fechou sua apresentação nos lembrando que mesmo atualmente as representações femininas, através de revistas, por exemplo, continuam ditando regras, receitas e dicas de comportamento.
Para quem quiser saber mais, veja aqui uma matéria da Folha sobre o livro "Entre Tramas, Rendas e Fuxicos - O Figurino na Teledramaturgia da TV Globo", de Mariana Baltar e Lilian Arruda.
Sem dúvida as apresentações tornaram o curso muito mais rico e interessante!

Nenhum comentário: