segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O fenômeno Madonna


“Siga esta mulher. Ela sabe de tudo, da última tendência techno até o estilista mais fervido da estação. Corte o cabelo quando ela cortar, mude o estilo de vestir como esta camaleoa. Madonna é a mãe de todos os modismos do mundo. Bastou usar e já vira mania. Foi assim quando apareceu correndo com um abrigo Adidas e será assim com o novo figurino estilo militar”. Xico Gonçalves

Diante de toda repercussão da turnê Stick and Sweet, que chega ao Brasil em dezembro, dia 14, e também inspirada pelas idéias de Douglas Kellner no texto “Madonna, moda e imagem”, lido durante as aulas de Mídia e Moda, nada melhor do que fazer uma postagem sobre a conhecida diva do mundo pop.

Muito mais do que um ícone da música, Madonna sempre manteve uma relação de proximidade com a publicidade e é um exemplo de sucesso no que diz respeito a estratégias de marketing. Nesses 25 anos de carreira, ela teve, e ainda tem, um papel fundamental na moda. Grande lançadora de tendências e dona de múltiplos estilos, ela teve os mais variados cortes de cabelo nas mais surpreendentes cores... A chamada “camaleoa” foi do mundialmente conhecido sutiã de cone, elaborado pelo estilista Jean Paul Gautier, à febre das listras Adidas, trazendo o sportwear para o dia-a-dia.
No início de sua carreira, nos anos 80, ela chocou o mundo ao usar roupas de uma forma transgressora, atraindo o público jovem: lingerie aparecendo em meio a crucifixos, pérolas, saias de tule, rendas, calça legging, luvinhas, óculos escuros e muito batom vermelho. Misturando tudo ao mesmo tempo, como permitia a década mais exagerada da moda. Há quem acredite que essa atitude rebelde a partir do modo de se vestir e de se comportar revolucionou o mundo da moda. Essa audácia em trazer para o público uma atitude diferente, leva a comparação que trata Madonna como a "Maria Antonieta contemporânea", pois ambas desafiaram idéias pré-estabelecidas.
Já na década de 90, marcada pelo minimalismo, no qual “menos é mais”, o excesso ficou out e Madonna logo apareceu de cabelos curtos, sem acessórios, com um ar simples e até andrógeno, se desapegando um pouco da imagem “material girl”. E foi nessa época que Madonna mais mudou e criou tendências, teve o sutiã de cone, o sportwear, a lingerie ao estilo de cabaré parisiense e até a alta costura, incluindo nomes como Versace. Aí está um fato interessante, além de lançar moda, por diversas vezes ela influenciou os criadores. A rainha do pop também foi responsável por popularizar a moda de estilistas influentes, entre eles a dupla Dolce & Gabanna e Jean Paul Gautier (que desenharam figurinos para alguns de seus shows). Mas a questão central é que Madonna incentiva as mudanças visuais. Ela sabe como ninguém que para renovar a cada estação, nada melhor que seguir a moda.
Por isso, errou quem apostou que Madonna pararia por aí. Com a chegada do novo milênio, a diva deixou um pouco de lado o característico ar romântico e introduziu tanto em sua música quanto no seu visual, mais experimentações. Afinal, o que estaria mais na moda neste novo século do que renovar?! Madonna, então, nesta última década, apareceu de cabelos pretos e mãos pintadas de henna, além do posterior visual cowgirl. Aliás, este último rendeu uma onda de botas, chapéus, cintões e calças jeans bem ao estilo country.
Hoje, Madonna aparece com peças que remetem ao sport chic e à yoga, que dão um toque pessoal a cantora, pois fazem parte de seu dia-a-dia. Estão presentes ainda aquele toque romântico que sempre a acompanhou e, como não poderia deixar de ser, algumas referências clássicas com um certo ar britânico. Como podemos perceber não é possível fazer apostas sobre o futuro, afinal não há como saber que moda(s) Madonna ainda adotará ou lançará. Só o que podemos afirmar é que a cantora é antes de tudo uma mulher de visão, e como Kellner disse: "com uma equipe competente", que soube agregar o vanguardismo, a ousadia e a personalidade ao seu mundo e construir uma carreira sólida e triunfante.
Para encerrar, não podia deixar de citar uma declaração de uma blogueira fã da musa: “Aff, ela poderia cantar “Ciranda cirandinha” ou vestir um saco de batatas que ainda assim seria DIVA! Ela pode tudo".

Para quem quiser ler uma postagem sobre o artigo de Kellner: clicar aqui.
Para quem ficou morrendo de vontade de ver um dos clipes: clicar aqui.
Para quem quiser saber mais sobre o estilo atual de Madonna: clicar aqui.
Para quem ainda duvida que Madonna sabe tudo de marketing: clicar aqui.
Para quem quiser saber sobre o figurino da nova turnê: clicar aqui.

Bibliografia recomendada:

KELLNER, Douglas. “Madonna, moda e imagem”. IN: A cultura da mídia. São Paulo, EDUSC, 2001.

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