domingo, 31 de maio de 2009

os pensadores, Émile Durkheim


Embora seja formado em Filosofia, Durkheim dedica toda sua obra à Sociologia combinando pesquisa empírica com a teoria sociológica.
Partindo do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável sendo capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo para poder conviver no meio deste, Durkheim desenvolve seu pensamento.
Baseou-se na idéia fundamental de Comte de que a sociedade deveria ser vista como um organismo vivo e utilizou-se do pressuposto de que as sociedades apenas se mantém coesas quando de alguma forma compartilham sentimentos e crenças comuns.
Pontos fundamentais para compreender o pensamento de Durkheim, cuja base assenta-se em alguns pressupostos e noções fundamentais a serem detalhadas adiante:
  • Os fatos sociais devem ser tratados como coisa
  • A análise dos fatos sociais exige reflexão prévia e fuga de idéias pré-concebidas
  • O conjunto de crenças e sentimentos coletivos são a base da coesão da sociedade
  • A própria sociedade cria mecanismos de coerção internos que fazem com que os indivíduos aceitem de uma forma ou de outra as regras estabelecidas
· A própria sociedade cria mecanismos de coerção internos que fazem com que os indivíduos aceitem de uma forma ou de outra as regras estabelecidas
Para Durkheim:
"O fato social é tudo o que se produz na e pela sociedade, ou ainda, aquilo que interessa e afeta o grupo de alguma forma”. Seria toda uma maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais.
Podemos dizer que O Método Sociológico de Durkheim apresenta algumas noções-chave que percorrem toda a sua visão sociológica:
  • Os fenômenos sociais são exteriores aos indivíduos: a sociedade não seria simplesmente a realização da natureza humana, mas aquilo que é considerado natureza humana é, na verdade, produto da própria sociedade. Os fenômenos sociais são considerados por Durkheim como exteriores aos indivíduos, e devem ser conhecidos como externamente a ele na própria sociedade e na interação dos fatos sociais.
  • O grupo, ou consciência do grupo exerce pressão (coerção) sobre o indivíduo: Para Durkheim, as consciências individuais são formadas pela sociedade por meio da coerção. A formação do ser social (feita em boa parte pela educação) é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas, princípios morais, religiosos, éticos, de comportamento, que determinam a conduta do indivíduo na sociedade. Portanto, o homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela.
Essa seria uma realidade objetiva e, portanto, passível de observação externa. E para que seja submetida a qualquer tipo de análise, Durkheim estabelece algumas normas:
  • Os fatos sociais devem ser tratados como COISAS.
  • O pesquisador deve definir precisamente de que se trata o estudo a fim de que se saiba, e de que ele saiba bem o que está em questão e o que deve explicar.
  • O estudo dos fatos sociais, deveria despir-se de todo o sentimento que corra o risco de ser demasiado

Nenhum comentário: