domingo, 24 de outubro de 2010

Dicas de documentários


Aqui vão algumas dicas de filmes, com temáticas contemporâneas e disponíveis com legendas para assistir online. Mais do que documentários, são formas de ativismo político que se apropriam da linguagem audiovisual para disseminar suas visões de mundo.
Valem o clique!

Documentário sueco, produzido por Erik Gandini, que discute sociedade de consumo, passando por sistemas políticos e meio ambiente, com uma visão interessante acerca do socialismo e o capitalismo.

Compilação e edição de "John Nada", realizado a partir de vários outros documentários, como "End Game", "Loose Change" e "Zeitgeist". Trata de questões relacionadas a mídia, nova ordem mundial e quem está por trás dela, grupo Bilderberg, mitos contemporâneos e biotecnologia, com certo tom de conspiração, mas bem instigante.

Produzido por Peter Joseph, o termo "Zeitgeist" vem do filósofo alemão Hegel, significando espírito da época. O documentário desconstrói mitos, falando desde o cristianismo e suas raízes histórias, até o 11 de setembro nos EUA. Explica o funcionamento do sistema econômico estadunidense, centralizado no Federal Reserve, o papel da mídia na construção da hegemonia e senso comum e apresenta o Projeto Venus como opção de nova sociedade sustentável e igualitária.

Um comentário:

Karina Limeira Brandão, mais conhecida como anaenne: disse...

outro dia, em Friburgo, vi que esse filme, o Zeitgeist, tava passando numa tevê, chamada TV Obrac. Pesquisando, vi que é uma tv mantida por organização sem fins lucrativos, mas não consegui saber mais nada. Achei engraçado esse filme passando na tv a cabo, no caso brasileiro sempre tão conservadora. Queria saber direito quem mantém essa TV Obrac. Alguém sabe?