segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

trabalho Mídia e Juventude I - etnografia "praia"

Neste semestre, 2010/2, a proposta de trabalho final na disciplina de Mídia e Juventude possibilitava duas modalidades: ou uma etnografia com jovens/lugares jovens/situações em torno das ideias de juventude ou análise de produto midiático e a construção de representações sobre juventude e jovens.

Como sempre, os trabalhos foram de ótimo nível. Como reconhecimento, vou publicar no blog os trabalhos realizados, para que um público ampliado tenha acesso ao que vem sendo produzido no âmbito acadêmico como resultado das discussões de curso.

Para iniciar, destaco a etnografia realizada pelo grupo formado por Erica Ribeiro, Paulo Ballestero, Isis Mesquita e Carolina Câmara, que foram entrevistar frequentadores de pontos da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, no dia 7/11/2010. As perguntas giraram em torno de questões discutidas no curso, como o culto ao corpo, a necessidade de diversão, a associação entre juventude e esporte, o "aproveitar a vida", a expansão da ideia de juvenilização para além da faixa etária, dentre outras.

Nenhum comentário: