quinta-feira, 11 de abril de 2013

Comunicação e Cultura Popular - Trabalho Final: A batalha do passinho, o hibridismo cultural e a cegueira elitista.


Neste trabalho, a aluna Manaíra Carneiro abordou o movimento cultural do Passinho como forma de disputa por significação e sua repercussão na sociedade. Em contrapartida, ela exaltou também a posição da cultura hegemônica com suas críticas ao não erudito, citando alguns autores que publicaram em meios de comunicação de grande alcance.

A aluna desenvolveu o seu trabalho a partir do vídeo "Passinho Foda", que segue logo abaixo:

É interessante pensarmos também como um movimento artístico, a princípio, amador repercutiu na mídia e é cada vez mais apropriado pelos mais diversos grupos. Nos últimos anos, o movimento do Passinho transformou-se em uma competição de dança entre comunidades do Rio de Janeiro, tendo a cobertura da mídia local, como o RJ TV. A dança virou ainda um longa-metragem documentário, o teaser segue abaixo.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Passinho é uma dança que nasceu entre os becos e vielas da favela carioca. Como bem diz a letra de umas das músicas que o lançou nacionalmente, ele é a 'mistura do freco com o funk'. A sua divulgação pelo youtube contribuiu para tornar-se popular. Postado em 2008 no site, o vídeo "Passinho Foda", virou referência para dançarinos de várias favelas cariocas. Hoje, o vídeo tem mais de 4 milhões de acessos. Ele mostra meninos dançando numa laje do Jacaré, em ritmo de funk. A dança do 'passinho do menor da favela' é aberta à possibilidade de novas técnicas, fazendo com que cada dançarino execute-a de forma diferente e crie sua própria maneira de dançar, comprando ao mundo da informática, diferentemente do balé, o passinho tem seu 'código fonte aberto'. Por isso, a diverisade de improvisações é o ponto alto nesta dança.

Continue lendo, clique aqui.

Nenhum comentário: