segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais: "A religião contra a homossexualidade, por Max Weber".


Com o fim de mais um semestre, nos deparamos com ótimos trabalhos produzidos pelos alunos da turma de Sociologia e Comunicação. Como de costume, vamos compartilhar aqui no blog os trabalhos que mais se destacaram.

Dando início à série de postagens, o trabalho da aluna Yasmin Rennó relaciona o papel repressor da religião - tendo como exemplo o pastor e deputado Marco Feliciano - sob as questões de igualdade sexual com a concepção social de Max Weber, conceituada nos tipos ideais.

Confira o trabalho da Yasmin abaixo:


______________________________________________________________________

A religião contra a homossexualidade, por Max Weber

O tema escolhido para a realização deste trabalho será a conhecida disputa entre religião e homossexualidade - uma questão antiga, mas que vem ganhando muito destaque na mídia por conta de diversos acontecimentos. Na busca de uma sociedade igualitária, muitos têm se colocado contra as instituições religiosas que condenam os homossexuais, e vêm criando vários grupos (ou comunidades, como são chamados) com o intuito de lutar por direitos iguais para todos. Entretanto, a comunidade religiosa, principalmente a evangélica que, hoje em dia, ocupa um papel relativamente grande na política brasileira, busca alternativas para impedir que os chamados "ativistas gays" consigam ganhar essa briga. Neste trabalho, o enfoque dado, com base no método compreensivo de Max Weber e dando ênfase aos tipos ideais de ação social nos quais o tema escolhido se encaixa, será na análise da comunidade religiosa, priorizando a evangélica e um de seus maiores líderes, Marco Feliciano (presidente da Comissão de Direitos Humanos, que tem como seu maior projeto - e mais polêmico - o da "cura gay").

Clique aqui para continuar lendo.

Declaração do pastor e deputado em seu twitter
Charge do Latuff (2012)

Nenhum comentário: