quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais: "A Luta dos Miseráveis"


Dando continuidade aos trabalhos desse semestre...

A aluna Ana Luisa Caetano escolheu como objeto de estudo o filme "Os Miseráveis", que se passa em Paris, após a Revolução Francesa. Para analisar o contexto social do filme, a aluna pautou-se em idéias e conceitos de Marx, tais como: luta de classes, relação entre meios de produção e força de trabalho e divisão social em infraestrutura e superestruturas.

Confira o trabalho da Ana abaixo!

______________________________________________________________________

A Luta dos Miseráveis

Escolha do tema: Eu escolhi trabalhar com o filme "Os Miseráveis", que sou apaixonada, destacando os pontos onde as teorias de Marx apareciam para um estudo mais aprofundado da história do filme.

O filme se passa em Paris, no ano de 1815, vinte e seis anos após o início da Revolução Francesa, quando surge um novo rei no trono da França. A história fala sobre Jean Valjean, um homem que foi preso por roubar pão para a família que morria de fome e trabalhou como escravo, na lógica de desumanização, por dezenove anos para pagar o seu crime. Quando consegue sua liberdade, ele é tratado como um marginal por todas as pessoas, menos por um Monsignor que o acolhe e lhe dá uma segunda chance na vida, dizendo que poupou a vida dele para Deus.

Continue lendo, clique aqui.

Cenas do filme "Os Miseráveis" (2012)


Nenhum comentário: