Dando sequência aos trabalhos da turma de Sociologia e Comunicação!
A aluna Elisa Paixão escolheu como objeto de análise o filme "Tempos Modernos", a obra de Chaplin é uma crítica às falhas do sistema capitalista e pôde ser relacionado por Elisa aos conceitos de luta de classes, ideologia e alienação.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tempos Modernos e Marx
Ao comparar o famoso filme de Charles Chaplin com os conceitos marxistas, encontram-se muitos pontos em comum. Tal obra, por mostrar as imperfeições do capitalismo, rendeu a Charles Chaplin acusações de se envolver com a doutrina comunista. Afinal, o filme se trata da Revolução Industrial e é possível a identificação explícita de três conceitos do sociólogo alemão através de um toque de humor característico do cineasta. São eles: luta de classes, ideologia e alienação.
Começando pela luta de classes, para Marx, esse é o conceito em que ocorre o conflito entre os meios de produção, ou burguesia (opressores) e o proletariado (oprimidos). No filme, isso se expressa de diversas formas, como por exemplo, na primeira cena: mostra a saída de ovelhas de um curral e a imagem se transfigura na forma de trabalhadores chegando à fábrica para trabalhar. [...]
Continue lendo, clique aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário