terça-feira, 18 de março de 2014

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais: A Fuga das Galinhas: uma teoria Marxista.


Dando continuidade aos nossos trabalhos...

O próximo é do Alexandre Paz, aluno de Sociologia e Comunicação. O Alexandre analisou a animação "A Fuga das Galinhas" e comparou com diversos conceitos da teoria Marxista. Vale a pena ver (ou rever) o filme após a leitura do trabalho!
___________________________________________________________________

A Fuga das Galinhas: uma teoria Marxista

Apenas um simples filme infantil, para muitos, pode parecer esta produção que retrata a vida de meras galinhas em uma granja dominada por uma família que visa acima de tudo o lucro explorando-as. Porem, na verdade trata-se de uma exemplificação de umas das mais famosas e complexas teorias produzidas pelo homem quanto sua sociedade comum- uma teoria muito conturbada quanto sua aplicação e seu radicalismo em prática pensada por Karl Marx que em seguida será melhor abordada.

O filme, produzido em 2000, aborda a história de galinhas pertencentes à Granja dos Tweedy, pequena propriedade rural, as quais são semanalmente avaliadas quanto à colocação de ovos em busca sempre de aumentar a lucratividade, e se não aprovadas no teste servem de comida no jantar. Contudo, as galinhas do filme são pensativas e organizadas vislumbrando um plano para poderem fugir do lugar, e é neste momento que faço a primeira pausa para introduzir o pensador aplicado nesta obra. Karl Marx, intelectual proveniente da Alemanha mas que elaborou seus maiores pensamentos na Inglaterra, baseia seu pensamento na necessidade mais básica do homem que seria subsistência- para ele esta subsistência é sanada ao retirar da natureza (eco) sua sobrevivência em questões essenciais como alimentação etc. Portanto para o sociólogo, era necessário “domar” de certo modo esta natureza para que não estivesse suscetível  à condições adversas que poderiam prejudicar sua vida, para Marx era necessário normatizar (“nomia”) a natureza (eco) eis que vos surge a base que determina o pensamento marxista: a Economia. E esta dominação dos meios de produção (natureza) se dá possível através da força de trabalho fornecida pelo homem, só assim o homem é capaz de garantir sua sobrevivência.

Continue lendo, clique aqui!

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei muito bom o seu belo trabalho, caso n se importe, copiarei-o todo em "meu" "belo trabalho" de sociologia, obg