sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Mídia e Representações da Favela - Trabalhos Finais: "Subjetividades da Favela"

Continuamos a divulgação dos trabalhos finais para a disciplina "Mídia e Representações da Favela" com mais um blog criado e mantido pelos alunos. Juliana Henrice e Rafael Zerbini reuniram artigos, vídeos autorais, imagens, depoimentos de amigos e áudio acerca da temática do curso no tumblr Subjetividades da Favela, com um trabalho contínuo de produção de conteúdo.

Confira a apresentação e o link logo abaixo!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

O Incentivo

A proposta de criação de um produto final de um trabalho acadêmico para a disciplina MÍDIA E REPRESENTAÇÕES DE FAVELA, oferecida pelo curso de Estudos de Mídias da Universidade Federal Fluminense, mexeu conosco, devido ao fato de um dos produtores do blog ser da favela. 
As construções socialmente estabelecidas do que “é favela” e de quem é “o favelado”, nos indignam. Poucos que não moram nas comunidades conseguem relatar com precisão as subjetividades encontradas em seu interior e, ficam julgando e se auto denominando conhecedores de algo que não vivenciam. 
Nossa indignação se tornou ainda maior com um episódio que foi ao ar do “Profissão Repórter” um programa da Rede Globo, em 22/04/2014 (clique aqui para assistir), uma verdadeira lástima que demonstra a real imposição de determinadas mídias na desconstrução do sujeito.
Infelizmente assistimos a este programa no intuito de nos instruir no assunto dos “Rolezinhos”, mas acabamos nos consumindo interiormente. O programa nos fez sentir impotentes frente as lástimas produzidas pela mídia.
Contudo, como  estudantes de Estudos de Mídias, pela Universidade Federal Fluminense não podemos nos calar. Transformamos aqui nosso choque em um desabafo e nos colocamos a frente, para travar batalhas referentes as imposições relativas as representações das subjetividades das favelas.
Blog criado e atualizado pelos alunos: Juliana Henrice e Rafael Zerbini do curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense. 
Ano de produção: primeiro semestre de 2014
Participantes externos: amigos, parentes e pessoas ligadas diretamente às comunidades.
 Link para o tumblr: http://eufavela.tumblr.com/

Nenhum comentário: