segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais: Análise do documentário "Reel Injun: On The Trail Of The Hollywood Indian"



A aluna Mariana de Oliveira, da turma da disciplina de Sociologia e Comunicação de 2017.1, elabora uma reflexão acerca da representação e o processo de estereotipagem da imagem do nativo estadunidense nas produções audiovisuais hollywoodianas apresentadas pelo documentário Reel Injun, um filme canadense de 2009, produzido por Neil Diamond, que explora a figura do nativo americano inserido no gênero do faroeste e investiga a produção do imaginário desta categoria na American Indian History (a História do Índio Americano).

Para isso, Mariana respalda a sua reflexão em torno da contribuição de Pierre Bourdieu sobre a constituição do poder simbólico e a perspectiva pós-colonial de Homi K. Bhabha, teórico indiano, acerca da questão dos processos de estereotipagem e a produção discursiva da narrativa do colonizador. 

"A Narrativa construída pelo documentário mostra que o fascínio com tudo o que é nativo norte-americano se iniciou com os colonizadores, que encontraram centenas de nações, com as mais diversas culturas, línguas e crenças. Em paralelo a esse fascínio com elementos de culturas nativas norte-americanas, o direito dos índios, enquanto seres humanos e cidadãos, era ameaçado. Na fala do cineasta Jim Jarmusch sobre o genocídio de centenas de nativos reserva de Pine Ridge, no ano de 1890, ele fala sobre como a cultura tinha a intenção de perpetuar que o nativos eram agora seres mitológicos. Essa fala emblemática pode ser relacionada a ideia desenvolvida por Homi Bhabha, em O Local da Cultura, no capítulo A Outra Questão, o estereótipo, a discriminação e o discurso do colonizador , onde ele fala sobre a questão do fetiche do colonizador em relação aos nativos. 

O nascimento do índio hollywoodiano surge com os filmes mudos, e nessa época, de incipiência de uma indústria cinematográfica, as perspectivas eram mais naturais, pois índios atuavam e também dirigiam seus próprios filmes, como contam os historiadores. Um filme emblemático desse tempo foi O Inimigo Silencioso (1930), que tratava do problema da fome entre as comunidades indígenas, que confinadas às reservas, passavam por muitas dificuldades".

Confira o trailer (em inglês) abaixo:


Clique aqui para ler o trabalho completo.

Postagem: Matheus Bibiano - graduando de Estudos de Mídia/
Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UFF - GRECOS/LAMI

Nenhum comentário: