sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Comunicação e Cultura Popular - Trabalhos Finais: "O bode e a cabra: paródia, hibridismo e espaço de disputas no âmbito da cultura popular"



Tito Guedes, aluno da disciplina, Comunicação e Cultura Popular, de 2017.1, traz a discussão sobre a questão da paródia e dos hibridismos dentro do contexto musical na cultura popular. A partir destes conceitos-chave, muito bem discutidos durante a disciplina, Tito elabora uma análise da música "O bode e a cabra", paródia musical interpretada por Rita Lee, que aparece a partir da música "I want to hold your hand" do quarteto britânico The Beatles, e argumenta sobre os deslizamentos de sentido dados na apropriação da faixa por Rita Lee.

"Observando a letra da música, é possível notar que se trata, claramente, de uma paródia à música dos Beatles, com um forte apelo ao humor. Enquanto a canção composta por Lennon e McCartney é estritamente romântica, a versão de Renato Barros narra a pitoresca história de um bode que pisa no pé de uma cabra, machucando-a, mas em seguida a cura com um beijo. Ou seja, ele transforma uma declaração de amor da banda mais influente no cenário pop internacional da década de 60 em uma história de amor entre um bode e uma cabra, trazendo aquele contexto urbano e europeu para um contexto regional, popular.

Nesse sentido, a gravação feita por Rita Lee em 2009 se torna ainda mais expressiva, pois ela utiliza um arranjo de forró, enquanto a gravação original mantinha um arranjo semelhante ao dos Beatles. Ou seja, ela deixa de lado o rock, um som totalmente urbano, moderno e “internacional”, e adota uma musicalidade brasileira, tipicamente nordestina".

Veja aqui abaixo a paródia de Rita Lee:



Agora, veja a versão original, dos Beatles:



Clique aqui para ler o trabalho completo.

Postagem: Matheus Bibiano - graduando de Estudos de Mídia/
Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UFF - GRECOS/LAMI




Nenhum comentário: