quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais: "A Luta dos Miseráveis"


Dando continuidade aos trabalhos desse semestre...

A aluna Ana Luisa Caetano escolheu como objeto de estudo o filme "Os Miseráveis", que se passa em Paris, após a Revolução Francesa. Para analisar o contexto social do filme, a aluna pautou-se em idéias e conceitos de Marx, tais como: luta de classes, relação entre meios de produção e força de trabalho e divisão social em infraestrutura e superestruturas.

Confira o trabalho da Ana abaixo!

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A Luta dos Miseráveis

Escolha do tema: Eu escolhi trabalhar com o filme "Os Miseráveis", que sou apaixonada, destacando os pontos onde as teorias de Marx apareciam para um estudo mais aprofundado da história do filme.

O filme se passa em Paris, no ano de 1815, vinte e seis anos após o início da Revolução Francesa, quando surge um novo rei no trono da França. A história fala sobre Jean Valjean, um homem que foi preso por roubar pão para a família que morria de fome e trabalhou como escravo, na lógica de desumanização, por dezenove anos para pagar o seu crime. Quando consegue sua liberdade, ele é tratado como um marginal por todas as pessoas, menos por um Monsignor que o acolhe e lhe dá uma segunda chance na vida, dizendo que poupou a vida dele para Deus.

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Cenas do filme "Os Miseráveis" (2012)


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais: "A religião contra a homossexualidade, por Max Weber".


Com o fim de mais um semestre, nos deparamos com ótimos trabalhos produzidos pelos alunos da turma de Sociologia e Comunicação. Como de costume, vamos compartilhar aqui no blog os trabalhos que mais se destacaram.

Dando início à série de postagens, o trabalho da aluna Yasmin Rennó relaciona o papel repressor da religião - tendo como exemplo o pastor e deputado Marco Feliciano - sob as questões de igualdade sexual com a concepção social de Max Weber, conceituada nos tipos ideais.

Confira o trabalho da Yasmin abaixo:


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A religião contra a homossexualidade, por Max Weber

O tema escolhido para a realização deste trabalho será a conhecida disputa entre religião e homossexualidade - uma questão antiga, mas que vem ganhando muito destaque na mídia por conta de diversos acontecimentos. Na busca de uma sociedade igualitária, muitos têm se colocado contra as instituições religiosas que condenam os homossexuais, e vêm criando vários grupos (ou comunidades, como são chamados) com o intuito de lutar por direitos iguais para todos. Entretanto, a comunidade religiosa, principalmente a evangélica que, hoje em dia, ocupa um papel relativamente grande na política brasileira, busca alternativas para impedir que os chamados "ativistas gays" consigam ganhar essa briga. Neste trabalho, o enfoque dado, com base no método compreensivo de Max Weber e dando ênfase aos tipos ideais de ação social nos quais o tema escolhido se encaixa, será na análise da comunidade religiosa, priorizando a evangélica e um de seus maiores líderes, Marco Feliciano (presidente da Comissão de Direitos Humanos, que tem como seu maior projeto - e mais polêmico - o da "cura gay").

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Declaração do pastor e deputado em seu twitter
Charge do Latuff (2012)

terça-feira, 23 de julho de 2013

Memorial do Consumo - ESPM


A ESPM possui um acervo digital muito bacana! O Memorial do Consumo é um museu virtual interativo que reúne diversos relatos sobre o universo do consumo.

Uma iniciativa do PPGCOM-ESPM, o banco de dados apresenta material livre para consulta em diversos meios: áudio, vídeo, texto e imagem. Além de consultar, o usuário também pode acrescentar relatos por meio de uploads, o site é uma plataforma colaborativa.

O material reunido no site é dividido em três categorias: Teia das Memórias, que apresenta relatos espontâneos sobre narrativas do consumo; Teatro de Materialidades, responsável por mostrar produtos, com suas campanhas publicitárias e embalagens, relacionados ao universo da comunicação e do consumo; Tubo de Ensaio, que reúne interpretações sobre o fenômeno do consumo.

O acervo encontra-se disponível através do link:

Confira também O Memorial do Consumo no facebook.






quarta-feira, 17 de julho de 2013

Aulas sobre "O Capital" de Karl Marx, por David Harvey.


Olha aí, gente, que maravilha!

Esse link disponibiliza cinco aulas em vídeo, legendado em português, com o professor David Harvey, sobre a obra "O Capital", escrita por Marx no século XIX.

"O Capital" é considerado um marco do pensamento socialista marxista e obra indispensável na construção da crítica ao capitalismo, abordando conceitos e temas importantes como mais-valia, salário e modo de produção capitalista.

David Harvey é inglês, geógrafo especializado em Marx, formado pela Universidade de Cambridge e, atualmente, leciona na Universidade da Cidade de Nova Iorque. 


Link para as aulas! http://imediata.org/?p=1452



sexta-feira, 10 de maio de 2013

Comunicação e Cultura Popular - Trabalho Final: Cover de Kelly Key em Londres.


O trabalho a seguir é do Bruno Machado. O aluno encontrou uma moça portuguesa, fazendo cover de uma música da cantora brasileira Kelly Key, na Inglaterra! Mais um exemplo de como culturas diferentes se cruzam e são reapropriadas mundo afora!

Segue abaixo o vídeo da interpretação e o início do trabalho do Bruno.



O píer situado abaixo da London Eye é uma atração obrigatória para quem visita Londres. Cartão postal da cidade, o píer tem vista privilegiada para a própria London Eye, bem como o Big Ben e o Rio Tâmisa.

É comum, até pelo fato de ser um dos lugares mais visitados da Inglaterra, encontrar diversos artistas de rua no calçadão que é conectado ao píer. Estátuas humanas, mágicos, mímicos e músicos já são considerados parte da paisagem local... [continue lendo].

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Comunicação e Cultura Popular - Trabalho Final: A batalha do passinho, o hibridismo cultural e a cegueira elitista.


Neste trabalho, a aluna Manaíra Carneiro abordou o movimento cultural do Passinho como forma de disputa por significação e sua repercussão na sociedade. Em contrapartida, ela exaltou também a posição da cultura hegemônica com suas críticas ao não erudito, citando alguns autores que publicaram em meios de comunicação de grande alcance.

A aluna desenvolveu o seu trabalho a partir do vídeo "Passinho Foda", que segue logo abaixo:

É interessante pensarmos também como um movimento artístico, a princípio, amador repercutiu na mídia e é cada vez mais apropriado pelos mais diversos grupos. Nos últimos anos, o movimento do Passinho transformou-se em uma competição de dança entre comunidades do Rio de Janeiro, tendo a cobertura da mídia local, como o RJ TV. A dança virou ainda um longa-metragem documentário, o teaser segue abaixo.


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O Passinho é uma dança que nasceu entre os becos e vielas da favela carioca. Como bem diz a letra de umas das músicas que o lançou nacionalmente, ele é a 'mistura do freco com o funk'. A sua divulgação pelo youtube contribuiu para tornar-se popular. Postado em 2008 no site, o vídeo "Passinho Foda", virou referência para dançarinos de várias favelas cariocas. Hoje, o vídeo tem mais de 4 milhões de acessos. Ele mostra meninos dançando numa laje do Jacaré, em ritmo de funk. A dança do 'passinho do menor da favela' é aberta à possibilidade de novas técnicas, fazendo com que cada dançarino execute-a de forma diferente e crie sua própria maneira de dançar, comprando ao mundo da informática, diferentemente do balé, o passinho tem seu 'código fonte aberto'. Por isso, a diverisade de improvisações é o ponto alto nesta dança.

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segunda-feira, 8 de abril de 2013

Comunicação e Cultura Popular - Trabalho Final: André Rieu e Ai se eu te pego.

O aluno Yan Caetano analisou a interpretação da música "Ai se eu te pego", do cantor sertanejo Michel Teló, pelo violinista André Rieu em seu último espetáculo realizado em São Paulo. 

Yan mostra que, apesar de ser depreciado e até mesmo desqualificado, o gênero musical brega (incluindo o sertanejo), quando apropriado pela cultura hegemônica, recebe outra significação e passa a ser reconhecido como produto de valor.

Abaixo, o vídeo da apresentação e o texto do trabalho.
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No dia 10 de março de 2013, a Rede Globo de Televisão exibiu, em seu horário nobre, o espetáculo "André Rieu Espetacular", parte da primeira turnê do violinista e regente holandês e da orquestra Johann Strauss ao Brasil. O show, que foi realizado na cidade de São Paulo, apresentou músicas típicas da cultura hegemônica, como a "Marcha Radetzky" de J. Strauss e "Ave Maria" de J.S. Bach/ Ch. Gounod. Entretanto, nos momentos finais do concerto, o público presente no Ginásio do Ibirapuera e os espectadores que acompanhavam o show na televisão foram surpreendidos pela execução especial da canção "Ai se eu te pego", do sertanejo brasileiro Michel Teló. Em uníssono, a orquestra e o público celebraram uma das canções mais ouvidas... [continue lendo]

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Sociologia e Comunicação - Trabalho Final: Cinema Novo e o Velho Marxismo


A aluna da turma de Sociologia e Comunicação, Andressa Hygino, utilizou três conceitos fundamentais em Marx - ideologia, alienação e luta de classes - para explicar a relação do Cinema Novo brasileiro com o Manifesto do Partido Comunista. 

O texto segue abaixo. Para continuar lendo, basta clicar no link!
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cena do filme Terra em Transe

Analisando o Cinema Novo como um movimento de cunho cultural e político, repercutindo como um fato social, o intuito deste trabalho é analisar como o seu projeto se identifica com o discurso marxista, propriamente aquele que se apresenta no Manifesto do Partido Comunista, através de três chaves principais: a ideologia, a alienação e a luta de forças.

O Cinema Novo se destaca na década de 1960, no Brasil, tendo sido um movimento formado por um grupo de cineastas e fomentado por alguns críticos comprometidos com a luta por um cinema com identidade nacional. No seu contexto de surgimento, o projeto cinema-novista consistia em uma frente contra a hegemonia dos filmes norte-americano no mercado interno. A questão é que esse movimento desloca a questão mercadológica para uma questão política, pelo que apontavam ser uma estratégia sedutora de Hollywood para difusão de hábitos e valores enquanto indústria representativa dos Estados Unidos da América. Pelo poder dessa grande indústria, a estética e linguagem do cinema foram estabelecidas para o público brasileiro (que ainda estava em processo de receber outras filmografias mundiais) no modo como foram moldadas pelas suas contínuas produções, estabelecendo um padrão. A familiaridade do público com os filmes americanos parecia ainda maior quando vista em comparação com os filmes nacionais, já que os filmes do cinema novo foram taxados como sendo de difícil compreensão. Logo, os críticos perceberam que havia no cinema americano uma ideologia que imperava de maneira que o público assumia uma certa recusa por filmes que se apresentassem esteticamente diferentes ou tocasse em assuntos mais complexos, mesmo que mais próximos. Vemos que os filmes de Glauber Rocha até hoje são considerados difíceis por um público somente acostumado com o cinema norte- americano. A base dessa ideologia era o discurso universalista, os temas rasos e que transmitiam a sensação de pertencer a todo o mundo.
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segunda-feira, 1 de abril de 2013

Comunicação e Cultura Popular - Trabalho Final: 'Tá com a Mulesta.


O trabalho postado hoje foi feito pelas alunas Ana Carolina Gomes, Andreia Lopes e Pollyane Belo no intuito de abordar a cultura nordestina no Pavilhão de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. As alunas tiveram como base alguns temas trabalhados em sala, como apropriação e significação de espaços e hibridização cultural. Para a apresentação, foi produzido um documentário que segue abaixo.

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Ficha Técnica

Título: Tá com a Mulesta
Duração: 12'39''
Trilha Sonora:
Asa Branca Funk Remix - Funk 2013 - Luiz Gonzaga - Dj Mauricélio
Lama - Clara Nunes
Legal e Ilegal - Felipe Cordeiro
Presepada - SaGRAMA
Realizadoras: Ana Carolina Gomes, Andreia Lopes, Pollyane Belo

O vídeo intitulado Tá com a Mulesta foi produzido como trabalho final para a disciplina de Comunicação e Cultura Popular, com o objetivo de pensar questões discutidas em sala de aula. O nome representa uma das expressões popularmente conhecidas e usadas em locais do nordeste. "Mulesta" é um regionalismo. Pode significar raiva, descontrole, inquietação, ou pode estar dentro de uma expressão idiomática, tomando outro sentido. 
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quarta-feira, 27 de março de 2013

Sociologia e Comunicação - Trabalho Final: Cultura para os Cultos!

A seguir, um dos trabalhos da turma de Sociologia e Comunicação desse semestre. Esse, feito pelo Thiago Yamachita.

Nessa postagem, se encontra apenas o primeiro parágrafo, para ler o trabalho completo, clique no link lá embaixo.


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Cultura para os cultos!


Gostaria de analisar neste texto matérias publicadas em 3 distintos sites da internet, as matérias são: “Marta Suplicy, vale-cultura e a revolta gamer” publicada no site Kotaku#, “O abacaxi da cultura” publicado no site do Estadão# e “Era melhor antes” publicado no site do jornal O Globo#. Em comum, os três textos abordam questões relacionadas à cultura, mais especificamente, eles remetem a uma ideia que levantam questionamentos sobre o que é cultura e como ele é percebida em nossa sociedade atual, os três também discutem as políticas governamentais no campo da cultura, como elas são percebidas ou qual sua eficácia.

O primeiro dos artigos, publicado pelo site de games Kotaku, fala sobre a declaração polêmica da atual ministra da cultura Marta Suplicy que, ao ser perguntada se os vídeo games...

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