quarta-feira, 18 de março de 2015

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais: "O conceito de ações sociais de Weber e sua prática no facebook"

Seguimos postando os trabalhos do semestre passado.

Thomas Mariano, aluno de Sociologia e Comunicação, analisou o uso cotidiano do facebook, demonstrando como nos portamos como "atores sociais", de acordo com o conceito desenvolvido por Weber.


"Esse trabalho tem como finalidade aplicar e correlacionar o conceito de 'Ações Sociais' contido na visão de sociologia do alemão Max Weber nas atuais práticas cotidianas do Facebook, a maior rede social virtual do século XXI.

Diferente de Durkheim e Marx, Weber traz uma visão de sociedade chamada de sociologia 'compreensiva', na qual entende as estruturas sociais como dependentes das ações de seus indivíduos ­ cujo objeto de estudo é a ação social destes. Para Weber, a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto de ações individuais. Estes indivíduos realizam suas ações vinculadas às ações de outros, no momento do agir levando em consideração o comportamento dos outros: é isso que faz da ação, uma ação social. A estes indivíduos é dado o nome de 'atores sociais' pois uma única pessoa pode agir de diferente maneiras, atuar diferentes papeis sociais dependendo do contexto, estímulo comportamental do outro e compartilham de significados comuns. Como exemplo temos um jovem rapaz universitário, filho, estagiário e amigo. Um único cidadão vivendo em sociedade com diferentes pessoas e lugares, o comportamento que é estimulado em casa muito provavelmente se distancia do da faculdade com seus amigos assim como com seu chefe no estágio."

Confira o trabalho completo aqui.

Nenhum comentário: