sábado, 18 de julho de 2009

Brinquedos pra eles e pra elas

Trabalho final de Sociologia II de Renato Reder.



 
As diferenças relacionadas aos sexos masculino e feminino estão absolutamente presentes em nossa sociedade. Sexo é biológico, mas os papéis designados a ele, expectativas de comportamento, divisão de tarefas e jogos de poder são todas construções sociais.
A educação de meninos e meninas se diferencia desde muito cedo, e cabe à criança assimilar as informações referentes ao seu gênero, construir significações e organizá-las a fim de reproduzir estereótipos e padrões sociais. O princípio gerador de nossas escolhas e de nossa conduta – o habitus, segundo Bourdieu – antecede todas as práticas e é justamente o ambiente familiar, o primeiro espaço onde o habitus começa a ser incorporado seja através da educação, coerção, imitação.
A imagem busca refletir sobre o papel dos brinquedos na incorporação do habitus na infância. Os pais constroem o primeiro ambiente de brinquedos da criança, antes que ela comece a fazer suas escolhas. No nascimento, o quarto das meninas é rosa. O dos meninos, azul. Os brinquedos do universo feminino são ligados à casa, à família, à sensiblidade. Já no masculino estão presentes aos carrinhos, brinquedos que rementem à força, aventura, ao mundo externo e do trabalho.
Será mesmo que elas necessariamente preferem bonecas e eles, carrinhos? Porquê meninos brincando de Barbie e meninas de luta causariam constrangimento ‘aos outros’? Pensar em uma educação mais neutra e menos determinista em relação ao sexo e ao gênero não seria bom?


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