quarta-feira, 15 de julho de 2009

Coisa Pública e Coisa Privada


Trabalho Final de Sociologia II apresentado por Jônatas Nunes:


"Coisa Pública &X Coisa Privada"

Vivemos em uma sociedade bem mais diversificada e virtual com o desenvolvimento de novas tecnologias (Pós-Modernidade). Procurando trabalhar em cima de uma nova ferramenta da internet, tratando-se de um sistema de trocas de mensagens supercurtas que está virando um fenômeno da grande rede, ou seja, o “twitter”, desenvolveremos uma discussão em relação a conceitos de público e privado juntamente com o desenvolvimento da grande teia mundial.
O século XXI é, sem dúvida, marcado pelo aumento da utilização da internet e consigo um surto também do uso de redes sociais, e podemos citar o twitter como um fenômeno atual da web 2.0, o qual é responsável por uma discussão sobre conceitos do privado e o público. É certo que estes conceitos atualmente, de uma certa forma, estão se confundindo. O mundo interior (mundo íntimo) se exteriorizando em blogs/perfis/facebook/myspace/Orkut/ twitter/ YouTube.
Podemos perceber uma crescente procura de internautas em expor e produzir seus conteúdos, onde muitos colocam suas intimidades em textos/imagens para, literalmente, todo o mundo ver. Num mundo onde a circulação e debates da informação eram principalmente em espaços privados de esfera pública (os cafés), ou seja, a esfera pública era discutida nestes locais privativos. Agora com o advento da internet e seu desenvolvimento, quem tem acesso é capaz de discutir sobre “coisas privadas” num espaço público, na qual expõem seus pontos de vista sobre diversos assuntos e também expõem suas vidas e vidas de terceiros (coisas íntimas). Hoje, parece não haver no mundo virtual, uma vontade de se manter privado, e sim público, pois aparecer é o que importa.
Sabemos que é de interesse público o espaço de livre circulação de ideias, democratização da comunicação, porém no mundo virtual o privado está cada vez mais se tornando obsoleto. Então, podemos dizer que, de certa forma, os “conceitos concretos” de privado e público foram para a “privada”!


Nenhum comentário: