O segundo trabalho do semestre para a disciplina "Mídia e Representações da Favela" foi produzido por Fábio Figueiredo, Maria Cecília Pretti e Priscila Estrella: um registro fotográfico que busca analisar como o audiovisual "influenciou de maneira direta no pensamento da sociedade, a favor de se construir um pensamento nacionalista excessivo para garantir o engajamento da população na Copa do Mundo 2014."
A ficha técnica apresentada também disserta sobre o cenário nacional na luta pelo discurso de representação na TV em relação com o clima festivo que ele propõe, em oposição à luta simbólica que embarca o contexto #nãovaitercopa e a influência da exaltação ao patriotismo neste período de ufanismo consumista exacerbado. Abaixo você confere as fotos registradas e, logo em seguida, o trabalho completo para a leitura:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Copa do Mundo - Brasil 2014
Artifícios da mídia para persuadir nas opiniões
Objetivo:
O objetivo deste trabalho é mostrar,
através de alguns objetos de estudo, as reações causadas na sociedade
brasileira desde a notícia de que o Brasil sediaria a Copa do Mundo, até o
início do evento. Destacando o papel das redes sociais e dos meios de
comunicação de massa como principais influenciadores na formação de opinião de
um modo geral, buscamos mostrar as alterações e mudanças no comportamento de
uma grande parte da população, através principalmente, dos recursos e obras
audiovisuais.
Produto da Análise:
O produto que será analisado é um álbum
de fotos, registradas no período do mês de junho, que mostram como foco
principal, o crescimento extremo da venda de produtos com o tema voltado para
Copa do Mundo, assim como o engajamento da população com a chegada de um dos
maiores eventos esportivos ao país. Camisas do Brasil, cornetas, chapéus, e
diversos adereços tomaram conta das ruas, não só no comércio legal, como no mercado
ilegal principalmente.
Nas fotos podemos observar a quantidade de camelôs, que normalmente
vendem outros produtos, vendendo agora os adereços em verde e amarelo.
Etapas de Análise:
Primeiramente foi recolhido o produto
que seria analisado (as fotos), e posteriormente foram lidos diversos textos,
passados em sala de aula da matéria de Mídia e Representações da Favela, para
embasamento teórico. O texto escolhido como foco da análise das fotos foi
“A estética turística e cinematográfica da favela” de Sarah Borges Luna e
Karla Estelita Godoy, com foco no subtítulo “A
favela cinematográfica e a favela turística”, onde resumidamente
podemos dizer que os autores propõe falar sobre a influência do audiovisual,
principalmente o cinema, na forma como é criada a estética da favela, num
sentido de estereotipa-la.
Clique aqui para ler o trabalho na íntegra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário