quinta-feira, 3 de julho de 2014

Mídia e Representações da Favela - Trabalhos Finais: "Copa do Mundo Brasil 2014 - Artifícios da mídia para persuadir nas opiniões"

O segundo trabalho do semestre para a disciplina "Mídia e Representações da Favela" foi produzido por Fábio Figueiredo, Maria Cecília Pretti e Priscila Estrella: um registro fotográfico que busca analisar como o audiovisual "influenciou de maneira direta no pensamento da sociedade, a favor de se construir um pensamento nacionalista excessivo para garantir o engajamento da população na Copa do Mundo 2014."

A ficha técnica apresentada também disserta sobre o cenário nacional na luta pelo discurso de representação na TV em relação com o clima festivo que ele propõe, em oposição à luta simbólica que embarca o contexto #nãovaitercopa e a influência da exaltação ao patriotismo neste período de ufanismo consumista exacerbado. Abaixo você confere as fotos registradas e, logo em seguida, o trabalho completo para a leitura:










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Copa do Mundo - Brasil 2014

Artifícios da mídia para persuadir nas opiniões

 
Objetivo:

O objetivo deste trabalho é mostrar, através de alguns objetos de estudo, as reações causadas na sociedade brasileira desde a notícia de que o Brasil sediaria a Copa do Mundo, até o início do evento. Destacando o papel das redes sociais e dos meios de comunicação de massa como principais influenciadores na formação de opinião de um modo geral, buscamos mostrar as alterações e mudanças no comportamento de uma grande parte da população, através principalmente, dos recursos e obras audiovisuais.

Produto da Análise:

O produto que será analisado é um álbum de fotos, registradas no período do mês de junho, que mostram como foco principal, o crescimento extremo da venda de produtos com o tema voltado para Copa do Mundo, assim como o engajamento da população com a chegada de um dos maiores eventos esportivos ao país. Camisas do Brasil, cornetas, chapéus, e diversos adereços tomaram conta das ruas, não só no comércio legal, como no mercado ilegal principalmente.
Nas fotos podemos observar a quantidade de camelôs, que normalmente vendem outros produtos, vendendo agora os adereços em verde e amarelo.

Etapas de Análise:


Primeiramente foi recolhido o produto que seria analisado (as fotos), e posteriormente foram lidos diversos textos, passados em sala de aula da matéria de Mídia e Representações da Favela, para embasamento teórico.  O texto escolhido como foco da análise das fotos foi  “A estética turística e cinematográfica da favela” de Sarah Borges Luna e Karla Estelita Godoy, com foco no subtítulo “A favela cinematográfica e a favela turística”, onde resumidamente podemos dizer que os autores propõe falar sobre a influência do audiovisual, principalmente o cinema, na forma como é criada a estética da favela, num sentido de estereotipa-la.


Clique aqui para ler o trabalho na íntegra!

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