terça-feira, 1 de julho de 2014

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais: "Uma interpretação marxista sobre o protagonismo do sistema capitalista na produção de saudades dos Cria"

Dando continuidade à série de postagens dos trabalhos finais das disciplinas, apresentamos hoje o trabalho de aluna Gabriela Luna para a matéria "Sociologia e Comunicação". Através de referências bibliográficas das obras de Marx e Engels, a aluna analisa os meninos que nascem e crescem nas favelas, refletindo sobre as condições que lhes são concebidas e quais resultados estas acarretam.

Vale a pena ler tudo!


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma interpretação marxista sobre o protagonismo do sistema capitalista na produção de saudades dos Cria



Introdução
Intraduzível, a palavra saudade expressa a falta que algo ou alguém faz ao(s) outro(s). Caminhando por favelas do Rio de Janeiro não há como não notar os muros repletos de pichações do tipo “Saudades dos cria”, “Fulano eternamente”, “Sicrano para sempre” e outras tantas declarações saudosas aos amigos que partiram. Mas porque tanta saudade? Para onde foram esses amigos?
Pensar na tinta e no muro não é suficiente para compreender a recorrência deste fato. Essas pichações revelam o encurtamento da vida dos jovens que ficam na linha de frente do narcotráfico. Os operadores de caixa deste mercado que movimenta milhões diariamente. A juventude pobre, majoritariamente, negra e favelada. Com baixos níveis de formação escolar, detentores apenas de sua força de trabalho, são, no mercado formal, mão de obra barata para a execução de subtarefas.
            Este trabalho busca justamente identificar como os reflexos do sistema de produção vigente, criticado por Marx, influencia no afastamento dessa juventude do mercado formal os aproximando do trabalho informal, sem carteira assinada. O interesse em estudar o processo de resistência desses meninos ao mercado formal e essa afinação deles com o narcotráfico surge do convívio cotidiano com eles nas comunidades onde moro e de visitas a outras comunidades do Rio de Janeiro aonde o impacto visual das pichações supracitadas começou a instigar-me.

Continue lendo, clique aqui!

Nenhum comentário: