segunda-feira, 14 de julho de 2014

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais: "Jogos Vorazes sob o olhar de Karl Marx"

Um dos filmes mais repercutidos dos últimos anos ganha lugar no blog pela segunda vez através do trabalho do aluno David Luiz Colocci Madeira, que propôs uma análise marxista para o universo de "Jogos Vorazes". A trilogia de Suzanne Collins segue uma tendência cinematográfica estadunidense atual de grandes produções com histórias pós-apocalípticas cujo roteiro exemplifica a estratificação social que a teoria de Marx desenvolve - e é relacionada especificamente pelo aluno no trabalho.


Confira logo abaixo!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------



INTRODUÇÃO

            Jogos Vorazes” é o primeiro livro da trilogia que se completa com “Em Chamas” e “A Esperança”. Neste romance, a protagonista Katniss vive em Panem, que seria a extinta América do Norte, mais especificamente no distrito 12. Panem possui a Capital e outros 13 distritos. O 13º distrito foi destruído por conta do levante que tinha ocorrido há anos, em que a Capital saiu vencedora. O Tratado de Traição teve que alterar as leis para garantir a “paz”, e assim anualmente as pessoas recordavam esses Dias Escuros através dos Jogos Vorazes. Como punição pelo levante, cada distrito deveria sortear uma garota e um garoto (os tributos) que seriam colocados numa arena e lá os competidores deveriam lutar até a morte. O último que estivesse respirando seria o vencedor dos jogos. Lembrando que esses jogos seriam transmitidos ao vivo pela televisão.           

            A irmã de Katniss, Prim, foi sorteada para os jogos. Assim, Katniss como irmã mais velha se voluntaria ao seu lugar. Peeta, o filho do padeiro, também é o escolhido para lutar na arena. Para sobreviverem na arena, os dois forjam um namoro para cair nas graças do público e ganharem benefícios com isso. Por fim, os dois sobrevivem, mas apenas um pode sair vencedor. Não aceitando, Katniss propõe que os dois se matem, comendo amoras venenosas. Quando vêem que os dois estão prestes a morrerem juntos, os organizadores imediatamente ordenam-nos que parem e os dois saem vencedores da arena. O resultado desta ação de Katniss gera uma rebelião nos distritos. E idealiza o pensamento de revolução a fim de tirar a Capital do poder.

Clique aqui para ler o trabalho na íntegra!

Nenhum comentário: