quinta-feira, 10 de julho de 2014

Mídia e Representações da Favela - Trabalhos Finais: "Favelas do Brasil pelo mundo"

Depois de alguns textos, voltamos com a publicação de um produto apresentado como trabalho final para a disciplina "Mídia e Representações da Favela". As alunas Louise Romano e Isabella Lupatini criaram um tumblr que reúne algumas representações das favelas brasileiras em noticiários do mundo, analisando em comparação a semelhança e a diferença dos discursos repassados pelas mídias nacionais em relação aos veículos de fora.

Confira a apresentação e o link logo abaixo!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


A ideia da criação desse Tumblr surgiu a partir de uma conversa em que contávamos nossas experiências com estrangeiros após passar um semestre estudando em países diferentes. Somos estudantes do curso Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense e fomos para o Canadá e Espanha. Apesar de estarmos em lugares bem diferentes, muitas perguntas que ouvimos sobre o Brasil são as mesmas. Uma das maiores curiosidades, é sobre as favelas. Alguns falam coisas condizentes, uns aparecem com soluções infalíveis e outros simplesmente não tem ideia do que estão falando.

Depois de uma rápida pesquisa percebemos que a favela lá fora pode ser veiculada de uma forma um pouco diferente do como o  é veiculada no Brasil. Não queremos propor um juizo de valor sobre as reportagens ou opiniões, somente compartilhar o que e como estão falando sobre as favelas lá fora.
 
Ao longo de nossas buscas por representações encontramos os mais diferentes pontos de vista. O é que importante ressaltar é que em algumas reportagens, apesar de ser dada devida voz aos moradores das comunidades, muitas vezes a representação está voltada para a construção de um imaginário turístico de determinado fato. Ou seja, a partir daquela construção do real, da forma em que se apresenta será como os turistas que pretendem visitar tal favela pensam que tal local funciona. Porém por trás dessa representação turística pode haver um bastidor que nem sempre é mostrado.

Nenhum comentário: