quarta-feira, 9 de julho de 2014

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais: Resenha do filme "Um Dia na Vida" (2010), de Eduardo Coutinho

A continuar com a publicação dos melhores trabalhos das disciplinas de "Sociologia e Comunicação" e "Mídia e Representações da Favela" no blog, apresentamos hoje a primeira de quatro resenhas sobre o filme "Um Dia na Vida", do cineasta Eduardo Coutinho. O aluno Yuichi Inumaru Lange, da primeira matéria, tomou como base os conceitos de Émile Durkheim como coesão e ordem social para analisar os recortes da programação de TV cotidiana que Coutinho transmite em seu discurso. Ele também disserta sobre a premissa da TV aberta enquanto responsável transmissor de ideologias em massa que rege um falso discurso de educador enquanto, na sua grade, rege uma programação voltado ao apelo comercial.
A resenha permite a reflexão proposta pelo diretor e, com certeza, vale a leitura!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um dia na vida




           O filme de Eduardo Coutinho, de 2010, é uma seleção de imagens gravadas de vários canais de TV aberta durante um dia inteiro. O filme é um recorte cirúrgico, que tenta casar um equilíbrio que dê uma síntese do que passa, em média, na TV brasileira durante um dia inteiro. O próprio Coutinho, em algumas entrevistas¹, declara-se espantado com muitas coisas das quais se pode observar sobre o conteúdo reunido - inclusive comentando que haviam imagens muito piores no entendimento dele, que resolveu não incluir no filme por isso.
O filme claramente é uma pesquisa de composição de imagem e montagem, ao escolher trabalhar não com material autoral, porém de um veículo específico, com a estética do “descartável”. Além de passar pelo assunto dos direitos autorais, viaja pelas questões específicas do veículo em questão, na medida em que se apropria de material audiovisual com finalidades variadas para constituir um filme de longa-metragem.
Pode ser próximo de insuportável para alguns que rejeitam a TV aberta em favor do dinamismo do conteúdo disponível online assistir a um filme-compilação de tudo que há de mais enlatado na TV. Mas o fato é que é exatamente no limiar dessa linguagem que as coisas ficam mais evidentes – tal como nas representações distópicas ficam mais evidentes os problemas da realidade, tornando mais acessível seu diálogo.
É difícil analisar o filme de Coutinho após assisti-lo, portanto, numa TV ou numa janela do youtube, quando de certo modo a ideia gira em torno da apropriação dessas imagens selecionadas - o mais adequado seria assistir numa sala de cinema, e análise viria da experiência de ressignificação produzida por esta configuração. A ideia de Coutinho é genial; entretanto, é um filme difícil de assistir, chocante para alguns – especialmente para o ano de 2010 (quando foi produzido) e em diante.

Para continuar lendo, clique aqui!

Nenhum comentário: