sexta-feira, 11 de julho de 2014

Mídia e Representações da Favela - Trabalhos Finais: Análise do papel do personagem Jairo na novela "Em Família"

Com o fim da novela das 9 se aproximando, destacamos aqui o trabalho de Ana Beatriz Bretas, Amanda Bandeira, Fabiano Nunes, Mayara Campany e Ramom Oliveira para a disciplina "Mídia e Representações da Favela". O grupo produziu uma análise do personagem Jairo, da novela "Em Família", relacionando diretamente as temáticas do curso a esse objeto rico. Analisando algumas situações no contexto do personagem, é feita uma uma análise do espaço geográfico e da representação midiática das favelas, além de considerações sobre as divisões de classes e de economia, e sobre a criação de identidade.

Vale a leitura!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Análise do papel do personagem Jairo na novela “Em Família” - Ficha Técnica

Objetivo
O objetivo deste trabalho é analisar o personagem Jairo da telenovela “Em Família”, da Rede Globo, procurando apresentar e discutir de que modo seu personagem é construído e representado durante sua evolução na narrativa. Ainda nesta análise, procuramos explorar quais os efeitos e repercussões desta representação  para a construção e massificação dos estereótipos e como a ficção, enquanto produto de entretenimento, é capaz de moldar pensamentos e concepções sobre um determinado grupo ou local.

Metodologia
A partir das cenas, levantamos algumas questões sobre representações de cunho social, geográfico e econômico, buscando uma aproximação com os conceitos abordados ao decorrer do curso, mostrando como a palavra representação pode assumir significados diversos. Na novela em questão, nosso objetivo é mostrar como a palavra representação se apropria destes diferentes sentidos e adequando-se ao contexto e/ou ao ambiente para se apresentar de formas distintas.

Clique aqui para conferir o trabalho na íntegra!

Nenhum comentário: