quinta-feira, 17 de julho de 2014

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais: análise da telenovela "Saramandaia" - a partir do sociólogo Émile Durkheim

Mais um trabalho de "Sociologia e Comunicação" ganha destaque no blog com a análise do aluno Luiz Filipe Paz para a telenovela "Saramandaia". Para explicar os conceitos de Émile Durkheim, ele relaciona a trama da narrativa - mais da versão original mas também do remake - com explicação sobre fatos sociais, consciência coletiva, entre outros - citando características e fornecendo exemplos. Há também uma análise dos personagens da novela - como o Coronel Zico Rosado e sua relação com o teor coercitivo em busca do equilíbrio social para alcançar o progresso - que ajudam a compreender melhor parcelas da obra do autor.
 
Vale muito a leitura! 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Introdução
O objeto escolhido por mim para análise junto aos conceitos do sociólogo Émile Durkheim é a telenovela brasileira “Saramandaia”, de autoria de Dias Gomes. Relaciono também alguns conceitos com o “remake” da mesma obra, de autoria de Ricardo Linhares.
Com “Saramandaia”, Dias Gomes experimentou uma nova forma de se fazer teledramaturgia, instituindo uma nova linguagem no panorama televisivo brasileiro: o realismo fantástico.
A história da novela é simples: os habitantes do vilarejo de Bole-Bole estão mobilizados em torno de um plebiscito para a troca do nome do local para Saramandaia. Interesses econômicos e políticos estão por trás dessa discussão sobre a mudança. Os tradicionalistas (bolebolenses) são comandados pelo coronel Zico Rosado, enquanto os mudancistas (saramandistas) têm como seu principal líder João Gibão, que é o próprio autor do projeto da troca de nomes. Dentre os personagens que permeiam o universo mágico desta obra, podem ser citados os emblemáticos Seu Cazuza (que põe o coração pela boca), Dona Redonda (que explode de tanto comer), Professor Aristóbulo (que vira lobisomem nas noites de lua cheia), Marcina (que pega fogo, literalmente) e os próprios Zico (que põe formigas pelo nariz) e João Gibão (que esconde um belo par de asas por debaixo de seu gibão); que por meio desta história ficcional, foram importantes ao abordarem questões socioeconômicas, culturais e políticas em tempos ditatoriais, transformando Bole-Bole em um microcosmo da realidade brasileira.

Em 2013, a Rede Globo promoveu um “remake” (nova versão) desta obra, incluindo novos personagens à trama, como Tibério, Vitória e Tiago Vilar, além de um santo padroeiro da cidade, o Santo Dias; homenagem ao autor, já falecido, da primeira versão da novela. Desta vez, porém, os alvos principais das críticas foram a intolerância e o desrespeito à diversidade em pleno século XXI.

Para continuar lendo, clique aqui!

Nenhum comentário: