terça-feira, 29 de julho de 2014

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais: Galerias Marginais

Um dos melhores resultados que podemos obter com os trabalhos finais se dá quando a ideia original ganha impulso e se torna algo maior do que inicialmente planejado. É o que aconteceu com o trabalho de Janderson Toth para a disciplina de "Sociologia e Comunicação", no qual o aluno desenvolveu um coletivo de imagens através do tumblr Galerias Marginais - onde registrou, primeiramente, mensagens dos banheiros masculinos da Universidade sobre diversos tópicos; e, posteriormente, reuniu imagens também de outros lugares públicos com um acervo de mais de 150 fotografias. 

Link para o tumblr: http://galeriasmarginais.tumblr.com/

A ficha técnica do trabalho ainda contou com uma análise sob o olhar de Karl Marx, tratando de algumas mensagens específicas para compreender alguns conceitos do autor - e você confere logo abaixo!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------





Galerias Marginais
Análise sociológica de grafitos de banheiros masculinos da Universidade Federal Fluminense a partir do pensamento de Karl Marx


Este trabalho vem de forma simples, porém não simplista, ponderar sobre quais aspectos permeiam as manifestações, transpassando pelos parâmetros éticos, estéticos e de valores a que estão submetidos os escritos encontrados em banheiros masculinos dos blocos A, B, C, D, O, P, N e do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense com os pensamentos do sociólogo Karl Marx.
Podemos considerar que grafitos, grafitti e pichações são denominações de poéticas urbanas contemporâneas, cada qual com sua particularidade, porém também com sua similaridade. É arte urbana, sujeira, crime ou manifestação artística? A dúvida acerca da nomenclatura sugere um debate mais profundo, uma vez que a separação do que é aceito socialmente como arte e o que é considerado vandalismo é bem estrita. Neste sentido, pode-se questionar inclusive se a própria arte seria considerada vandalismo.
Quando uma pessoa entra em uma cabine de banheiro pública e fecha a sua porta, esse espaço torna-se privado, um lugar onde as pessoas geralmente estão sós, protegidas pelo anonimato garantido pelas quatro paredes que as circundam.
Apesar de serem considerados, por alguns, meras inscrições sem sentido, produzidas ao acaso, ou simplesmente atos de vandalismo, os grafitos de banheiro podem propiciar esclarecimentos sobre o comportamento social do homem . Como um canal de expressão disponível a todos, o banheiro público não possui um limite de censura externa, tornando-se um palco discreto para confidências e apresentando-se como meio expressivo para articulação de questões sociais e políticas, configurando-se uma importante via de comunicação. Sendo assim, temos que grafitos de banheiro que correspondem a uma rica via de acesso a padrões de intimidade, fantasias e desejos, projetando aspectos individuais e sociais.
Segundo Renata Plaza Teixeira, em sua tese de doutorado intitulada “Sob a proteção da Vênus Cloacina: diferenças sexuais e interculturais em grafitos de banheiro”, é possível perceber uma aproximação dos temas abordados em grafitos por homens latino-americanos com temas políticos e sociais, buscando uma mudança na dimensão social.
Com uma gama diversa e extensa de imagens que compõem a galeria, um recorte foi necessário a fim de evidenciar as imagens cujos conteúdos possuem expressão de opinião com caráter ideológico mais acentuado em sua formação.
 
Para continuar lendo, clique aqui!

Nenhum comentário: