sexta-feira, 4 de julho de 2014

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais: "Karl Marx visita Downton Abbey"

Uma das séries mais elogiadas dos últimos anos ganha destaque aqui no blog com o excelente trabalho do aluno Régis Pereira Regi da Silva para a disciplina "Sociologia e Comunicação". A britânica "Downton Abbey", sempre citada nas aulas ministradas, recebe uma análise crítica das transformações do início do século 20 perante a uma sociedade que não aparece pronta para lidar com essas mudanças.

Vale a pena ler - e, depois, assistir à série!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Karl Marx visita Downton Abbey


Criada por Julian Fellowes a série Downton Abbey do canal britânico ITV estreou em 2010 e desde a sua temporada de estreia é um sucesso mundial. Aclamada pela crítica especializada e pelo público, a série mostra o fim de uma era. O inabalável e inevitável avanço tecnológico, a conquista do direito de voto feminino, o surgimento do socialismo são elementos abordados que justificam a possível ameaça ao sistema de classes, etiquetas e maneiras que protegeu e calcificou, durante anos, os habitantes de Downton Abbey, uma grande propriedade no interior da Inglaterra, e a sua família regente, os Crawley. 

O início se dá imediatamente após o naufrágio do Titanic, uma vez que o trágico acontecimento ocasionou a morte de todos os possíveis herdeiros homens da família. A partir deste momento, romances e intrigas permeiam a batalha dos Crawley em reclamar a propriedade e a fortuna que se encontram em risco. Downton Abbey acontece numa imponente casa no ano de 1912, e não se limita em retratar apenas a vida da nobre família Crawley, mas também demonstra o cotidiano de todos os seus criados, retratando a grande diferença entre estes dois grupos sociais, e o fato de os criados saberem muitos dos segredos mais obscuros da família, enquanto a família pouco, ou nada sabe dos seus lacaios.

Confira o trabalho na íntegra clicando aqui

Nenhum comentário: