terça-feira, 13 de novembro de 2007

site com arquivos da Coluna do Castello


A histórica Coluna do Castello, do jornalista Carlos Castello Branco, chega à internet em novembro.
O site http://www.carloscastellobranco.com.br/ irá disponibilizar ao público o acesso direto à toda obra do jornalista, além de possibilitar seu registro e preservação.
Conterá 7.446 colunas escritas ao longo de sua carreira jornalística, que poderão ser acessadas através de um sistema de buscas, tanto por ordem cronológica quanto por palavra chave, além de sua biografia e foto-biografia; uma seleta de sua vida literária, contendo crônicas e contos; material audiovisual, como filmes nos quais participou, como Idade da Terra , de Glauber Rocha, e entrevistas gravadas.
Publicada entre 1962 e 1993, ano da morte do jornalista, a Coluna do Castello é um documento privilegiado para se entender a história do Brasil: dos anos tumultuados que antecederam ao golpe militar de 1964 até a desilusão que marcou o processo de redemocratização com a eleição e o impeachment de Fernando Collor. A Coluna cobre praticamente todos os eventos de destaque no cenário nacional da segunda metade do século XX. Será certamente um ponto de referência e estudo, para estudantes, pesquisadores e cientistas políticos. Assim, o pesquisador, o historiador, o estudante ou qualquer outra pessoa interessada poderá pesquisar nas crônicas de Castelinho, datas historicamente importantes ou períodos cruciais para a sociedade brasileira e conhecer seus comentários sobre, por exemplo, a decretação do Ato Institucional nº 5 em 1968; a doença de Costa e Silva e a tomada do poder pela junta militar em 1969; a campanha das diretas nos anos 70, ou a cassação de Fernando Collor de Mello, em 1992 .
Filtrada pelo olhar agudo do jornalista e pontuada por seu bom senso e senso de humor, a Coluna do Castello é um exemplo do melhor colunismo de nossa imprensa.
O site foi organizado pela Buriti Editora e Produtora, de sua filha Luciana Castello Branco. Foi desenvolvido pela Refazenda Produções de André Vallias e Flora Gil. As colunas foram cedidas pelo Jornal do Brasil.

(repassado por Joelle Rouchou)

Nenhum comentário: