segunda-feira, 8 de abril de 2013

Comunicação e Cultura Popular - Trabalho Final: André Rieu e Ai se eu te pego.

O aluno Yan Caetano analisou a interpretação da música "Ai se eu te pego", do cantor sertanejo Michel Teló, pelo violinista André Rieu em seu último espetáculo realizado em São Paulo. 

Yan mostra que, apesar de ser depreciado e até mesmo desqualificado, o gênero musical brega (incluindo o sertanejo), quando apropriado pela cultura hegemônica, recebe outra significação e passa a ser reconhecido como produto de valor.

Abaixo, o vídeo da apresentação e o texto do trabalho.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------



No dia 10 de março de 2013, a Rede Globo de Televisão exibiu, em seu horário nobre, o espetáculo "André Rieu Espetacular", parte da primeira turnê do violinista e regente holandês e da orquestra Johann Strauss ao Brasil. O show, que foi realizado na cidade de São Paulo, apresentou músicas típicas da cultura hegemônica, como a "Marcha Radetzky" de J. Strauss e "Ave Maria" de J.S. Bach/ Ch. Gounod. Entretanto, nos momentos finais do concerto, o público presente no Ginásio do Ibirapuera e os espectadores que acompanhavam o show na televisão foram surpreendidos pela execução especial da canção "Ai se eu te pego", do sertanejo brasileiro Michel Teló. Em uníssono, a orquestra e o público celebraram uma das canções mais ouvidas... [continue lendo]

Nenhum comentário: