quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Mídia e Mobilização Social - Trabalhos Finais: "'É hora de pôr um ponto final nisso': mídia e criminalização dos movimentos sociais"


Retomando os trabalhos da turma de Mídia e Mobilização Social, hoje vamos compartilhar o excelente texto da Letícia Barbosa. Através de um apanhado histórico, a aluna analisa e promove uma reflexão muito interessante sobre as formas de repressão aos movimentos sociais e a importância da resistência popular.

Vale a pena ler tudo!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


imagens década de 60, Brasil; imagens década de 10, Brasil

"É hora de pôr um ponto final nisso": mídia e criminalização dos movimentos sociais

"A questão social é uma questão de polícia". Esta comparação poderia ter sido retirada de algum depoimento dos atuais dirigentes políticos sobre as diversas manifestações que se alastraram - e ainda se fazem presentes - no território nacional ao decorrer dos meses de junho e julho desse ano. Mas a célebre frase entrou para os anais da história republicana brasileira durante o mandato do presidente Washington Luís (1926-1930), último representante da República velha, refletindo claramente sua postura criminalizante em relação aos movimentos sociais que surgiram durante seu mandato, revindicantes de amparos sociais e direitos trabalhistas inexistentes à época (SANSON, 2008). Tratar movimentos sociais como "casos de polícia" não é, portanto, uma postura inédita nem exclusiva dos governos municipais e estaduais vigentes aos recentes protestos.

Continue lendo, clique aqui!

Nenhum comentário: