quarta-feira, 2 de abril de 2014

Sociologia e Comunicação I - Trabalhos Finais: Resenha do filme "Inside Job".


Um dos filmes exibidos pelo Cineclube do GRECOS no ano passado foi o documentário "Inside Job". A aluna Letícia Barbosa, de Sociologia e Comunicação I, fez uma resenha excelente sobre a abordagem do filme em relação à crise financeira de 2008, originada nos Estados Unidos.

Vale a leitura!

- Seguros, Wall Street, Bancos.. -
- Hipoteca "subprime" -
- Pensei que estávamos apenas comprando uma casa -

___________________________________________________________________

“It’s a Wall Street Government”

      A 65 quilômetros de Los Angeles, Califórnia, uma paisagem quase desértica é preenchida por dezenas de barracas de acampamento espalhando-se ao longo de uma rodovia. Sem eletricidade, sistema sanitário ou água encanada, os mais de trezentos habitantes do local vivem sob condições extremamente precárias, sem ao menos dispor de um espaço para preparar sua refeição – isto é, quando a tem. Esta cena poderia ter sido retirado de qualquer enredo cinematográfico pós-apocalíptico hollywoodiano. No entanto, ela foi descrita em uma reportagem realizada pela BBC em março de 2008 sobre o significativo crescimento das tent cities (cidades de barracas, em tradução literal) que o país experienciava à época.
Ainda que não fossem um fenômeno novo, naquele ano era possível observar um aumento exponecial tanto na quantidade de tais aglomerações quanto em seu contingente, assim como uma mudança no perfil do habitante: pessoas que perdiam suas casas por não conseguirem pagar seus empréstimos, e que muitas vezes também estavam desempregadas, recorriam às tent cities como último recurso. Este cenário, cada vez mais recorrente no Estados Unidos nos anos seguintes, era resultado da bolha imobiliária e da subsequente crise financeira de 2008, retratadas no documentário “Inside job” (2010).
Exibido no Festival de Cannes em 2010 e premiado com o Oscar de “Melhor documentário” em 2011, o filme produzido, escrito e dirigido por Charles Fergunson  realiza uma incisiva análise sobre a crise financeira de 2008, mostrando a ascensão e consolidação de uma lógica atroz que fincou suas garras corruptoras nas entranhas do sistema político, jurídico e acadêmico. As tent cities são apenas uma breve cena, uma vez que não são o foco narrativo do enredo: “Inside job” volta-se para uma abordagem mais geral sobre a crise, realizando um resgate histórico dos diversos fatos que a acarretaram, sua irrupção, seus efeitos e a situação atual. Continue lendo, clique aqui!

Nenhum comentário: