quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais: Gabi Oliveira: uma reflexão sobre o fato social de Durkheim e a construção da autoestima de pessoas negras no Brasil.



Para a disciplina de Sociologia e Comunicação de 2018.1, o aluno Lukas Cruz fez uma análise sociológica sobre o ideal de "beleza" a partir de uma construção social do que é tido como "certo" ou "verdadeiro". Ele argumentou a partir da youtuber Gabi Oliveira e conceituou seguindo a lógica de consciência coletiva de Durkheim.

"Partindo da percepção sociológica de Durkheim, é possível responder, em um primeiro momento, a tal questão, a partir do conceito de consciência coletiva. Definida por ele como um “conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade, formando um sistema determinado com vida própria”. Esses valores e crenças, são impostos aos indivíduos e subjugam sua consciência individual, ou seja, a forma como cada indivíduo age e pensa socialmente perpassa pelo que a consciência coletiva impõe. Nesse sentido, é possível dizer que tais ideais de beleza partem de uma consciência coletiva que determina e classifica o que é esteticamente aceitável ou não. De forma que, pessoas que não se encaixem nesses parâmetros rejeitem suas formas físicas e se sintam obrigadas a recorrer a métodos para modificá-los. Como é o caso da própria youtuber, que ,infeliz com o tamanho de seu nariz, conta que chegou ao ponto de deixar de sorrir e recorrer ao uso de pregadores na tentativa de afiná-lo."

Clique aqui para ler o trabalho completo.

Postagem: Victória Guedes - graduanda de Estudos de Mídia/
Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UFF - GRECOS/LAMI

Nenhum comentário: