sexta-feira, 9 de julho de 2021

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais - Gastronomia na Televisão, uma análise a partir de Goffman e Debord


Para finalizar a disciplina Sociologia e Comunicação, a aluna Bruna Azevedo Quintanilha fez uma análise da gastronomia na televisão tendo como base conceitos de Erving Goffman e Guy Debord.


"A alimentação, no início da história da humanidade, era vista apenas como uma prática essencial para a nossa existência e como um meio de sobrevivência do indivíduo. Entretanto, com o passar dos anos, a culinária sofreu grandes modificações e aperfeiçoamentos em suas práticas, começando a ser comercializada e ultrapassar o seu conceito essencial, que é a sobrevivência do ser humano. Nesse contexto, a gastronomia se reconfigurou ao longo do tempo, acompanhando as demandas de cada período histórico e os avanços das tecnologias de comunicação. Consequentemente, a culinária se inseriu na mídia por meio de programas e reality shows e se tornou um produto midiático absorvido pelos principais meios de comunicação. "

Para ler o trabalho completo clique aqui. 



Postagem: Giulia Jesus - graduanda de Estudos de Mídia/

Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UFF - GRECOS/LAMI

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