sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais - Big Brother Brasil, O Carisma Weberiano, O Espetáculo de Debord e A Performance de Goffman

 

Para finalizar a disciplina Sociologia e Comunicação, o aluno Julieverson Figueiredo desenvolveu uma análise do reality show Big Brother Brasil a partir de conceitos de Max Weber, Guy Debord, e Erving Goffman, trabalhados na disciplina. 


"A garantia à privacidade é um direito humano desenvolvido a partir do pensamento liberal, levada a sério pela sociedade e assegurada pela Constituição Federal, em seu artigo 5.o, inciso X. Contudo, existem pessoas que gostam de estar em evidência, e podem abrir mão de tal direito a fim de adquirir fama e espaço nos meios midiáticos. E se essas pessoas que gostam de se destacar tivessem a oportunidade de estarem sendo vistas 24 horas por dia, dentro de uma casa, tendo sua imagem veiculada todos dias, por em média três meses, no maior conglomerado de mídia de seu país, na intenção de serem julgados pela audiência e quem sabe se tornarem milionárias? Essa é a premissa do Big Brother Brasil, versão brasileira do reality show Big Brother."

Para ler o trabalho completo clique aqui. 



Postagem: Giulia Jesus - graduanda de Estudos de Mídia/

Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UFF - GRECOS/LAMI

Nenhum comentário: