Com base nas discussões feitas ao longo da disciplina Sociologia e Comunicação a aluna Thaís Amaral Soares desenvolveu uma análise acerca da comunidade virtual de compartilhamento e consumo de mídias, TikTok.
"O TikTok é uma comunidade virtual de compartilhamento e consumo de mídiasaudiovisuais de curta duração. Segundo informações disponibilizadas pela própria plataforma nas “Diretrizes da Comunidade”, trata-se de uma comunidade global que dá a possibilidade de criar e compartilhar, descobrir o mundo e se estabelecer conexão entre os usuários. Os conteúdos compartilhados no TikTok têm a duração máxima de três minutos, o que é uma disponibilidade recente já que até alguns meses atrás esse tempo era de sessenta segundos. Na plataforma, podem ser encontradas diversas formas de conteúdo que variam no tipo, na apresentação, na duração, dentre outros fatores. O sistema funciona de forma personalizada, assim de acordo com os conteúdos que o usuário mais assiste e interage são apresentados outros semelhantes ou dos mesmos grupos. Dessa forma, cria-se um padrão dos conteúdos que mais aparecem para cada um. E, além disso, os vídeos que alcançam mais interações de quem os receberam, os chamados “virais”, também são os mais impulsionados na plataforma e atingem mais usuários."
Para ler o trabalho completo clique aqui.
Postagem: Giulia Jesus - graduanda de Estudos de Mídia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário