O segundo trabalho do semestre para a disciplina "Mídia e Representações da Favela" foi produzido por Fábio Figueiredo, Maria Cecília Pretti e Priscila Estrella: um registro fotográfico que busca analisar como o audiovisual "influenciou de maneira direta no pensamento da sociedade, a favor de se construir um pensamento nacionalista excessivo para garantir o engajamento da população na Copa do Mundo 2014."
A ficha técnica apresentada também disserta sobre o cenário nacional na luta pelo discurso de representação na TV em relação com o clima festivo que ele propõe, em oposição à luta simbólica que embarca o contexto #nãovaitercopa e a influência da exaltação ao patriotismo neste período de ufanismo consumista exacerbado. Abaixo você confere as fotos registradas e, logo em seguida, o trabalho completo para a leitura:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj43JVtgyRGWyiSZO8rc8lLN7p_2GCsfYXx3qyCV0rLPrHKpf0weB1eHmjbBTWphXkDgwJDh_j3sWdJwrrylaNyPhyphenhyphenyYDdPqwWAutffrvuFP-TXWF-P2q6dxCFgLgNapjVdzOhyxThLPys/s1600/10346462_662053683870415_4080562078454189545_n1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEioDhGRKtsyyLfgm9q_W3YjCEpvmUXqPtNt1DgAUwWrRe7e8tH8vXnvi7pQzp8gs2vEI1KdMLFRvlRE5rbFE3W0pJ189VpFthbZ_DjWldFPhHwiTbIFxqdZFpwkIBXzKVQFiWioFd0_kGc/s1600/10346462_662053683870415_4080562078454189545_n2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhByd2Ym6NU_yyeaTYBOT7bAJlBiwcrO5EY9DlCuszasCJHmGuu1qW2QSlWQIrpOxf_Fsr5-s3RJF92IoP3oKnj_d8EGrOMFeaS6n_C0LCZqGLlwTQSYqSNyxaI4Himb9t7vy179DSnKNo/s1600/10346462_662053683870415_4080562078454189545_n3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFF9ESLFSghqU18zdgFm28YrUc2-C17PHtdX2RDCyr_zsqkn_ntluuYrnPOVo6S34iBskQph43owLj2et1ZAZDP2I-SrGACLSR3HPpbYLLxOnvUm9r2YYxBwkRlvDC9n7NXLS6usmDrM8/s1600/10346462_662053683870415_4080562078454189545_n4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMzWXi6Dcza8KTMEXRMgjzVYv2JjyKl0Xk0BE2nYBB9L0ka0dJlSjtMqs0DLqWYeilFnndFNGuDXZ0vx1oOvIIoEx5bI7gFVD09EWw_jrCH6hyphenhyphenKyp5s8uq5_SW6t_HNa3JH0WE7n4ndN0/s1600/10346462_662053683870415_4080562078454189545_n5.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSqNJnkuXdo4CkZoV2auZz_gWF-pNJfTv1kLmPYL2Zd_WOFSwhbyJ0dliVfWlGElYzzBc8fUgIlcV9PgNThEDCzx5i9ifbk9-3dcIaYKqJ8nAk4Uueq_adH3XL5x9NUcwQXdyXF1DRMA8/s1600/10346462_662053683870415_4080562078454189545_n6.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCD1IFOOGs1rapSf3G3ifvkbgclaKyH7QVbFbAqTLQy7hep5fNoLBHC_t_stSO6m4p58v1e5ILs9i6GsGxfKsDhI-80VhTa7Rj-tBatPOEYu_4PeQjqEg3wDbZevBnHSpnIn11Pqv4Kzw/s1600/10346462_662053683870415_4080562078454189545_n7.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhE5upHoGJxHwxgA878aSehFc7Xu4kvrpbd1ukDs0wg5pOeqywC0AnqmKkmcz9-sHiptjMQnPvJGLQL7aU_MHnjcJWrkBdXZRHRuWvPHclzoywSEOoqX_mWANsQsanyNWVhrz2iatf8MQw/s1600/10346462_662053683870415_4080562078454189545_n9.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvkSFcR9v4ZfbAmSStR_6jtec7l2opYujVD4NAA6sqnjjayPcP3R93tMHxMa06HDhTdflNMtvzdFVa8mrxjVGn3OwSiwmTD7UTo7Q1ouwzrk3SkYLOG7NiYapeIps1oqP8EImKV2wjto0/s1600/10346462_662053683870415_4080562078454189545_n8.jpg)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Copa do Mundo - Brasil 2014
Artifícios da mídia para persuadir nas opiniões
Objetivo:
O objetivo deste trabalho é mostrar,
através de alguns objetos de estudo, as reações causadas na sociedade
brasileira desde a notícia de que o Brasil sediaria a Copa do Mundo, até o
início do evento. Destacando o papel das redes sociais e dos meios de
comunicação de massa como principais influenciadores na formação de opinião de
um modo geral, buscamos mostrar as alterações e mudanças no comportamento de
uma grande parte da população, através principalmente, dos recursos e obras
audiovisuais.
Produto da Análise:
O produto que será analisado é um álbum
de fotos, registradas no período do mês de junho, que mostram como foco
principal, o crescimento extremo da venda de produtos com o tema voltado para
Copa do Mundo, assim como o engajamento da população com a chegada de um dos
maiores eventos esportivos ao país. Camisas do Brasil, cornetas, chapéus, e
diversos adereços tomaram conta das ruas, não só no comércio legal, como no mercado
ilegal principalmente.
Nas fotos podemos observar a quantidade de camelôs, que normalmente
vendem outros produtos, vendendo agora os adereços em verde e amarelo.
Etapas de Análise:
Primeiramente foi recolhido o produto
que seria analisado (as fotos), e posteriormente foram lidos diversos textos,
passados em sala de aula da matéria de Mídia e Representações da Favela, para
embasamento teórico. O texto escolhido como foco da análise das fotos foi
“A estética turística e cinematográfica da favela” de Sarah Borges Luna e
Karla Estelita Godoy, com foco no subtítulo “A
favela cinematográfica e a favela turística”, onde resumidamente
podemos dizer que os autores propõe falar sobre a influência do audiovisual,
principalmente o cinema, na forma como é criada a estética da favela, num
sentido de estereotipa-la.
Clique aqui para ler o trabalho na íntegra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário