terça-feira, 15 de julho de 2014

Mídia e Representações da Favela - Trabalhos Finais: Análise de uma representação midiática de favela

Como trabalho final da disciplina "Mídia e Representações da Favela", as alunas Ingrid Nepomuceno e Maria Linhares realizaram uma análise da matéria "Na subida do morro", publicada na revista VEJA Rio em junho de 2014 (clique aqui para ler). Analisando desde o seu contexto de publicação e circulação aos discursos dos entrevistados, o trabalho explora bem a proposta de distanciamento que domina a narrativa da matéria e as diferentes realidades da "favela turística" das UPPs - argumentando sobre os estereótipos já impregnados na consciência social de quem não faz parte daquele contexto específico.

Vale a leitura!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
 
Para concluir nossas reflexões e mostrar o que aprendemos durante a disciplina, optamos por realizar a análise de uma representação midiática de favela. Após realizarmos uma pesquisa acerca destas representações na mídia em geral, encontramos uma matéria,  veiculada pela revista VEJA Rio, que acreditamos  sintetizar  diversas  questões  que  nos  chamaram atenção e que valem ser abordadas na presente análise. A matéria se chama  “Na subida  do  morro” e foi escrita pelos jornalistas Fabio Codeço e Rafael Cavalieri. Suscintamente, a matéria relaciona a pacificação de diversas favelas do Rio de Janeiro  com a popularização destes espaços como ambientes de entretenimento e gastronomia, partindo do pressuposto de que a favela anteriormente era um ambiente “inseguro”, impossível de ser frequentado.

Para  que  o  cenário retratado  na  matéria  pudesse  se  tornar  realidade,  a  cidade  do  Rio  de Janeiro  passou  por  um  processo  de  gentrificação  recente,  que  há  muito  tempo  era  almejado  pelo Estado. E,  talvez, a principal política implantada para que esse processo fosse concluído tenha sido a criação  das  Unidades  de  Polícia  Pacificadoras (UPPs)  que são  os  braços  do  governo  dentro  das favelas e, infelizmente, o único braço presente naquele território: o armado. Midiaticamente veiculada, a "sensação de segurança"  agora impera na  cidade, graças a uma  política  opressora, exterminadora  e mentirosa. Visto isso, analisaremos trecho à trecho a matéria que, em suas primeiras linhas, já demonstra seu  caráter preconceituoso e maniqueísta.
 
Para continuar lendo, clique aqui!

Nenhum comentário: