segunda-feira, 13 de abril de 2015

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais: "Análise do filme Tarja Branca - A Revolução que Faltava"

Tarja Branca – A Revolução que Faltava é um documentário dirigido por Cacau Rhoden que reflete e põe em discussão a importância de rememorar a infância. A modernidade tem influência direta na maneira como nos relacionamos com o mundo, dessa forma, redimensiona e influencia o significado do que é ser criança.

O objetivo deste trabalho, feito pela aluna de Sociologia e Comunicação, Mariana Kreischer, é analisar o documentário a partir dos conceitos de Georg Simmel, interagindo a fala do autor com a narrativa do filme. Tarja Branca aponta a hipótese da brincadeira e da criança, enquanto ser lúdico, estar passando por uma crise, atribuindo isso à massificação, à publicidade e aos problemas inerentes a modernidade. 


"O documentário nos mostra que brincar é uma forma de expressão do ser humano e se dá nas diferentes etapas da nossa vida, de diferentes modos, estando sempre presente. Desde crianças nossas mentes são inundadas com brincadeiras, jogos lúdicos de imaginação, despertando em nós o desejo de criar brincadeiras novas ou reproduzir antigas. Em uma das entrevistas do documentário, um estrangeiro que vive no Brasil diz que existem aspectos que são essenciais para a brincadeira acontecer: a liberdade de tempo, espaço e criação. Como a brincadeira é uma linguagem muito da espontaneidade, da liberdade, muitas vezes da criação de um mundo paralelo ao que vivemos cotidianamente, a brincadeira acaba tomando uma postura quase mágica, encantada quando acontece. E ela exige de quem participa certa seriedade do fazer, mas não a seriedade atribuída na modernidade, que muitas vezes ganhou o significado de sermos sisudos e austeros, mas sim de estarmos completamente entregues à atividade que realizamos, seja no trabalho ou em outros aspectos de nossa vida. A brincadeira é posta como sinônimo de imperfeição, colocada como desnecessária. Porém, a criança enquanto brinca está totalmente focada e comprometida com seu objetivo, seja ele de realizar uma brincadeira que envolva atividade física ou concentração no raciocínio, por exemplo. Ou seja, a seriedade de que falamos aqui é justamente a que a criança adota na brincadeira."

Confira o trabalho completo aqui.

Nenhum comentário: