terça-feira, 19 de setembro de 2017

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais: Uma análise do filme "O doador de memórias"


Beatriz César, aluna da disciplina Sociologia e Comunicação de 2017.1, elabora uma rica reflexão sobre o filme "O Doador de Memórias" a partir da contribuição da sociologia clássica durkheimiana sobre estrutura social, o papel da ideologia a partir de Marx e Bauman e as questões weberianas sobre os sujeitos e a formação de laços sociais. 

O filme é uma ficção científica dramática de 2014, dirigida por Phillip Noyce, que percorre a trajetória de Jonas, um "receptor de memórias" que vive em uma sociedade totalmente "pacífica"; sem guerras, conflitos preconceitos e afins. No entanto, o protagonista, exercendo a sua função de coletar memórias da população em geral, acaba notando que existe uma desumanização dos sujeitos, dissolvendo laços afetivos e as principais emoções humanas.

"A comunidade retratada no longa possui um sistema de distribuição igualitária de bens na qual todos tem direito a uma habitação, refeições prontas e roupas padronizadas. Portanto, embora o sistema de distinção retratado na obra não se baseie nas condições materiais do sujeito, a ideologia no sentido de Marx funciona para mantê-los alienados da sua posição de submissão. Ou seja, ela o dá uma visão invertida da realidade na qual o sujeito não se sente vítima da opressão do grupo dominador, sendo ele o órgão que administra a comunidade. No filme, com o pretexto de manter todos saudáveis, os sujeitos cumprem um ritual matinal de tomar injeções diárias. 

No entanto, Jonas, com a ajuda do seu mentor, começa a perceber que os medicamentos também tiram seus sentidos, como a habilidade de ver cores, além de não permitir que desenvolvam suas emoções. Portanto, assim como a ideologia, as injeções inibem os sujeitos de verem a realidade ao seu redor. No decorrer da história, não há qualquer menção de comércio, tampouco moeda de troca – o que nos leva a deduzir que a eliminação do capital econômico foi um fator essencial para chegar à igualdade plena, no entanto, a ausência de classes não elimina outras formas de dominação".

Confira o trailer do filme abaixo:


Clique aqui para ler o trabalho completo.

Postagem: Matheus Bibiano - graduando de Estudos de Mídia/

Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UFF - GRECOS/LAMI

Nenhum comentário: