quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Comunicação e Cultura Popular - Trabalhos Finais: “Romero Britto: o pária das artes”



Como trabalho final para a disciplina "Comunicação e Cultura Popular", em 2017.1, a aluna Marina Mathias nos apresenta a sua perspectiva sobre a relação do trabalho do artista plástico Romero Britto enquanto chacota no "mundo das artes". Para isso, Marina argumenta sobre os processos de produção dos materiais do artista, as críticas à reprodução excessiva de seu trabalho, entre outros aspectos que, dentro da lógica do mercado de arte, desqualificam o trabalho de Britto. 

"Apesar do sucesso alcançado e numa superficial atitude de descaso com a opinião da crítica, perceptível através de falas como “toda vez que falam mal de mim e do meu trabalho, eu vendo mais”, é possível notar uma tentativa constante de reafirmação perante os mesmos. Em 2011, postou em seu site um manifesto de seis páginas, publicado originalmente por uma revista alemã, mostrando semelhanças de seu trabalho e trajetória de vida coma a do pintor espanhol Pablo Picasso; assim quando postado, pensou-se que era de sua autoria, pela falta de uma assinatura do documento. 

Posicionamentos como esse mostram Romero tentando dialogar também através das mesmas referências que a comunidade artística, porém quando persegue esse diretriz acaba sendo ridicularizado pelos mesmos, pois a fala tem hierarquia. Com essa degradação do seu trabalho pela crítica, percebe-se cada vez mais florescer memes em que seu trabalho é posto em lugar de alteridade, sempre relacionado ao popular e de menor qualidade; nesse contexto, surgiu o tumblr 'mas é Romero Britto'".

Clique aqui para ler o trabalho completo.

Postagem: Matheus Bibiano - graduando de Estudos de Mídia/
Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UFF - GRECOS/LAMI

Nenhum comentário: