quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Mídia e Sensacionalismo - Trabalhos Finais: O Corpo na Performance do Pastor: Uma análise sobre figuras do protestantismo



A aluna Beatriz César, faz uma análise de performance para o trabalho final da disciplina de Mídia e Sensacionalismo de 2018.1. Ela analisa a importância da linguagem corporal na construção de narrativa e visibilidade nos discursos da religião protestante.

"A partir dos exemplos trazidos aqui, serão analisados a importância do corpo na construção da performance de figuras que exploram a religiosidade como o pastor Silas Malafaia e Vitória de Deus. Tais exemplos foram escolhidos por apresentar formas similares e bastante visuais no uso do corpo através discurso religioso para atrair seguidores. Segundo Zumthor (2007), a performance é uma ação complexa expressa no locutor, destinatário e as circunstâncias na qual o texto será entregue. Considerando a etimologia da palavra performance como “fornecer” e “executar”, trazido por Amaral (2018), ela se apresenta no sentido de visualidade. É possível considerar, portanto, a performance como um recurso visual com o objetivo de entregar um sentido ou mensagem. Dessa forma, o jeito com que nos comportamos em determinada situação interfere bastante naquilo que queremos dizer."

Clique aqui para ler o trabalho completo.


Postagem: Victória Guedes - graduanda de Estudos de Mídia/
Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UFF - GRECOS/LAMI

Nenhum comentário: