quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais: O FEMINISMO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING


Para a disciplina de Sociologia e Comunicação de 2018.1, a aluna Luiza Alexander fez uma reflexão a respeito do feminismo e os usos que o capitalismo faz desse movimento para promover a mercadoria e o lucro. Usando os teóricos Marx e Bauman, ela avalia esses usos mercadológicos e os analisa procurando fugir de uma perspectiva dualista.

"O feminismo como estratégia de marketing pode ser levado para diferentes caminhos e percepções. Com a análise de Marx e a fetichização da mercadoria utilizada pelas empresas de roupas e acessórios, o fim acaba sendo exclusivamente o lucro, uma vez que não promove muitas discussões por já ser direcionado a um público específico. A utilização de peças consideradas feministas só constrói mais a idéia de precisarmos moldar uma máscara para que passemos as impressões “certas” ao resto da sociedade, como se precisássemos vestir a nossa militância para sermos efetivamente militantes. A idéia de legitimar a luta apenas através do consumo estético (de roupas, objetos e acessórios) é extremamente capitalista. Obviamente, cada pessoa é livre para usar e comprar o que quiser. Só trago atenção à pressão que às vezes fica em volta de todas que participam de uma luta, uma vez que é imposto um molde do “tipo feminista” e como ela se veste."

Clique aqui para ler o trabalho completo.

Postagem: Victória Guedes - graduanda de Estudos de Mídia/
Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UFF - GRECOS/LAMI

Nenhum comentário: