segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Referências dos episódios da segunda temporada da Farrinha, podcast coletivo do GRECOS

Começamos, em 2021.1, com episódios novos na segunda temporada da Farrinha, podcast coletivo do GRECOS. Nesta segunda temporada, recebemos, para as Farrinhas, convidades para as disciplinas de Estudos Culturais (na graduação em Estudos de Mídia, da UFF), dividida por Ana Enne e Luna Costa (mestranda pelo PPCULT UFF, em estágio docente); e Teoria das Territorialidades, ministrada por Ana Enne no PPCULT - Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF.

- Pra ouvir Farrinhas e Papinhos no Anchor

- Pra ouvir Farrinhas e Papinhos no Spotfy

1) Farrinha ep. 06 - convidada: Marcela Lisboa

No primeiro episódio dessa segunda temporada, a convidada é a jornalista por formação, curadora, pesquisadora e diretora cinematográfica Marcela Lisboa, cria do Complexo da Penha e gestora na Agência Naya. No dia 8 de julho de 2021, via google meet, Marcela Lisboa conversou por mais de duas horas com a turma sobre colonialidade do ver, visualidades quilombistas, revanche da periferia, imaginação radical e muito outros temas, em um papo imperdível. Esse material foi reduzido e editado e é agora apresentado nessa Farrinha ep.06, com participação da convidada, da turma e das professoras.

Perfil de Marcela Lisboa no Instagram

Site da Agência Naya

2) Farrinha ep. 07 - convidada: Ohana Boy Oliveira

No segundo episódio dessa segunda temporada (feito em apoio à disciplina de Estudos Culturais, no curso de Estudos de Mídia da UFF), a convidada é Ohana Boy Oliveira, produtora cultural, mestre em Cultura e Territorialidades e doutora em Comunicação, todas as formações pela UFF. No dia 15 de julho de 2021, via google meet, Ohana Boy conversou por mais de duas horas com a turma sobre sua tese de doutorado "Aspectos da colonialidade do saber, do poder e do ver - uma análise das performances de Regina Casé em sua trajetória televisiva" e sobre o pensamento de fronteira de Gloria Anzaldúa. Esse material foi reduzido e editado e é agora apresentado nessa Farrinha ep.07, com participação da convidada, da turma e das professoras Ana Enne e Luna Costa.

Link para a tese: OLIVEIRA, Ohana Boy. Aspectos da colonialidade do saber, do poder e do ser: uma análise das performances de Regina Casé em sua trajetória televisiva. Tese de Doutorado em Comunicação pelo PPGCOM/UFF. Niterói, 2020.

Link para a dissertação: OLIVEIRA, Ohana Boy. O que o mundo separa, o Esquenta junta? Como representações e mediações ambivalentes configuram múltiplos territórios. Dissertação em Cultura e Territorialidades pelo PPCULT/UFF. Niterói, 2015.

Nenhum comentário: