terça-feira, 10 de março de 2015

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais: "Análise da canção 'Royals' e a Ideologia segundo Marx"


Passado o longo período das férias, o Blog está de volta com as postagens sobre os trabalhos finais das disciplinas oferecidas pela professora Ana Enne no último semestre - não esquecemos, não!

Para dar início às postagens, segue o trabalho do Pedro Marinho, aluno de Sociologia e Comunicação. Pedro analisou a música Royals, da cantora Lorde. Tendo como base alguns conceitos de Marx, ele conseguiu identificar na letra da música uma crítica à sociedade de classes, retratada, nesse caso, pelo viés da ideologia da classe dominante.




"Desde 2012, a cantora Ella Yellich-O’Connor, conhecida pelo nome artístico Lorde, vem chamando a atenção do grande público e da mídia através de músicas de sua própria autoria que levantam reflexões sobre a sociedade, a passagem do tempo, a relação das pessoas com o dinheiro, círculos sociais e a superexposição, sob um ponto de vista característico da juventude. Nascida em 1996 e criada no subúrbio de Devonport, Auckland, Nova Zelândia, deixa bem marcado em suas composições exemplos de como o lugar de onde vem é pequeno, simples e humilde, em contraste a todo o luxo e riqueza que ela sempre viu na televisão. Desse contraste, nasce a música “Royals”, que logo tornou-se um estrondoso sucesso internacional para a cantora de na época apenas dezesseis anos."

Confira o trabalho do Pedro na íntegra aqui.

Nenhum comentário: